5 erros mais comuns que as pessoas pobres cometem

5 erros mais comuns que as pessoas pobres cometem.

Não dá para negar que o Brasil é um país de grande desigualdade social. Porém mesmo assim após a leitura desse artigo você poderá ficar com a certeza de que ser pobre é uma questão de escolha.

Quando se trata da corrida pelo sucesso o lado bom de se está em um país com tantos desafios como é o caso do Brasil.

É que muitos acabam desistindo no meio do caminho e isso de certa forma querendo ou não é muito bom para você que ainda está buscando o seu sonho.

“ Ser rico ou pobre é uma questão de opção”

Hoje ser rico ou pobre tem mais haver com as escolhas que você faz do que com o ambiente de onde você feito. Logo abaixo irei apresentar para você os maiores erros que as pessoas pobres mais comentem.

 

Erro 1 : Ser muito consumista

Vivemos em um mundo extremamente consumista, aonde vamos somos bombardeados de propagandas. Por isso se você cair nessa onda do consumismo desenfreado irá transformar isso em uma grande bola de neve.

A única maneira de não se manter refém ao consumismo é segurar a onda e não sair comprando tudo que ver pela frente. Nessas horas você tem que ser forte e resistir a vontade, pense que tudo isso irá valer apena lá na frente.

 

Erro 2 : Gastar tudo que você ganham

Adapte os seus gastos as suas receitas, se por algum motivo hoje não está sobrando dinheiro para você é por que tem algo errado que você precisa concertar.

Tenha controle financeiro e não gaste mais do que você ganha.

 

Erro 3 : Não criar ativos e só criar passivos

Ativos é tudo aquilo que trás dinheiro para você e passivos é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso. Um erro muito comum das pessoas que passam dificuldade financeira é criar mais passivos do que ativos.

Por exemplo financiar um carro em 48x pagando uma prestação que custa mais da metade do salário, isso é criar um passivo !

Pois no final dessa prestação a pessoa tem pagado o preço de 2 carros por um. Isso vale também para muitas outras coisas que a pessoa sai financiando.

O ideal é criar mais ativos do que passivos ou seja o dinheiro que você paga no carro pode investir em algum fundo e render uma graninha no final de cada ano.

 

Erro 4 : Não fazer um controle financeiro de tudo que gasta.

Esse é outro erro muito comum, pois quando a pessoa não faz esse controle no final do mês nunca sobra nada. O ideal é que você consiga anotar tudo que gasta em uma planilha e passar a controlar os gastos.

 

Erro 5 : Não ter educação financeira

Uma pessoa que construiu hábitos ruins em relação a dinheiro não tem culpa de ser assim. Na escola através do ensino formal não aprendemos absolutamente nada sobre educação financeira.

Porém hoje com tanta informação disponível de graça, qualquer pessoa tem a chance de mudar essa realidade desde que esteja aberta a aprender.

Lembra do que eu falei ser pobre ou rico é uma questão de escolha…

Porém essa escolha está em abandonar certos hábitos que são prejudiciais e esse não é um processo nada fácil. Sendo assim esteja aberto a aprender mais sobre educação financeira, você não nasceu para viver pagando conta.

Todos nós merecemos o melhor que a vida pode nos dá então vamos acreditar na mudança !

Leia também : 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das outras pessoas

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!