Como fazer amigos e influenciar pessoas – Parte 3

Como conquistar as pessoas para o seu modo de pensar.

Hoje irei mostrar para você aqui no blog como ser um empreendedor três dos meus princípios favoritos apresentados na parte 3 do livro como fazer amigos e influenciar pessoas.

 

O poder de se respeitar a opinião dos outros

Depois de começar a empreender e ter resultados, passei a praticar o péssimo hábito de não respeitar as opiniões das pessoas que acreditavam em um modo de pensar diferente do meu.

Por eu ter largado o meu emprego para empreender achava que a única maneira do outro se sentir realizado era fazendo o mesmo que eu.

Por isso se uma pessoa chega-se em mim e falasse que fazer um concurso público era a melhor maneira de conseguir instabilidade financeira e que esse era o maior sonho dela, o inicio para uma grande discussão estava dado.

Eu queria meter de todo jeito na cabeça dessa pessoa que a melhor maneira dela se sentir realizada era tendo o próprio negócio.

E essa discussão nunca chegava a lugar nenhum, muito pelo contrário a pessoa ficava extremamente irritada comigo e isso não era bom para nenhum dos lados.

Eu estava cometendo o grave erro de criticar todas as pessoas que não tinham a mesma visão de mundo que eu.

Era como se eu estivesse falando para a pessoa “ Eu sou mais inteligente do que você ”.

Toda vez que isso acontece estamos atacando diretamente o orgulho da pessoa, por isso essa pessoa irá ficar se sentindo ressentida e muito chateada.

Ao invés disso é muito mais fácil dizer algo do tipo : Sabe talvez eu esteja enganado, mais eu aprendi…o que você acha ?

Quando você diz : Talvez eu esteja enganado, isso é como uma palavra mágica para a pessoa que está do outro lado.

Usando essa palavra mágica é muito mais fácil para a pessoa parar e ouvir você.

No final talvez essa pessoa até fale para você algo do tipo : “É acho que eu realmente estava enganado”.

Pense comigo o que é melhor tentar mostrar para a pessoa que você é mais inteligente do que ela e dizer que ela está errada, despertando raiva e ressentimento.

Ou mostrar respeito pela a opinião dela e assim conquistar um novo amigo ?

“ Principio 1 : Respeite a opinião dos outros, nunca diga – você está errado ”

Dale carnegie o autor do livro como fazer amigos e influenciar pessoas, morava m uma bela casa muito próxima da floresta.

Certa vez ele saiu com o seu cachorro para dar uma volta e chegando na floresta foi surpreendido por um guarda que estava fazendo uma ronda na área.

O guarda ficou furioso com a atitude de carnegie que estava passeando com o cachorro sem coleira pela floresta.

Carnegie explicou ao policial que o cachorro era inofensivo e que não fazia nada de mal a ninguém.

Mais o guarda falou que ele não podia está com o cachorro ali daquele jeito, e ainda disse que se ele visse carnegie novamente andando na floresta com o cachorro sem a coleira ele iria arcar com as conseqüências pois ele estava desrespeitando a lei com aquela atitude.

Alguns dias se passaram e carnegie voltou novamente a passear com o seu cachorro sem coleira na floresta, quando foi novamente surpreendido pelo guarda.

Porém dessa vez carnegie foi mais inteligente…antes mesmo do guarda da uma dura, ele começou a falar como se sentia mal por está desrespeitando a lei e que deveria receber uma multa por aquilo.

Após ouvir aquilo o policial mudou instantaneamente a sua expressão e disse que o cachorro parecia muito inofensivo e que carnegie poderia terminar o seu passei tranqüilamente.

Veja que interessante, era a mesma situação com as mesmas pessoas, porém o que mudou aqui é que o carnegie deixou a sua vaidade de lado e assumiu o seu erro.

É muito melhor ouvir de você mesmo uma critica do que ter que ouvir de outra pessoa.

Quando você erra e pede desculpas a mensagem que está transmitindo é de que a outra pessoa é mais importante do que o seu EGO.

E ainda da à chance dessa pessoa ser generosa e lhe perdoar, todos gostam de ter esse poder. É necessário muita coragem e um caráter muito forte para reconhecer os seus erros diante das outras pessoas. Porém esse é o melhor caminho para reconhecer os erros que você mesmo cometeu.

“Princípio 2 : Se estiver errado reconheça o seu erro de forma rápida e enfática”

Desde que o planeta terra é habitado por seres humanos, vivemos uma realidade aonde todos tem formas diferentes de pensar e de ver a vida.

Tudo que vemos é interpretado pelos nossos pensamentos e crenças.

Esse talvez seja o motivo de tantas guerras e discussões que parecem não chegar ao fim. Porém tudo muda quando começamos a compreender o que levou uma pessoa a pensar dessa forma.

Por isso antes de começar a discutir com alguém sobre um determinado tema o melhor mesmo é tentar compreender o por que da pessoa está pensando dessa maneira.

A sua visão de ver o mundo poderá ser muito diferente da que ela tem e tudo isso aconteceu por que vocês tiveram experiências diferentes a longo da vida.

“Principio 3 : Procure honestamente ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa. ”

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!