Como montar um pet shop

Você tem vontade de montar um pet shop mais não sabe como começar ? Descubra agora 7 dicas incríveis que irão fazer você ter um pet shop de sucesso !

Os pet shops sempre estiveram presentes em todos os lugares. O crescimento desse tipo de seguimento é muito positivo, e ao contrário do que muitas pessoas imaginam um pet shop não é só um lugar de banho e dosa.

Nesse artigo iremos falar sobre tudo que você poderá oferecer de variedade em um pet shop e as estratégias a serem definidas.

Descubra o passo a passo sobre como montar um pet shop de sucesso 

Através das dicas que iremos apresentar aqui, você poderá ter um pet shop de sucesso e aproveitar os benefícios de se ter um negócio como esse. Iremos mostrar para você informações relacionados ao planejamento e também a execução.

 

1 : Ao montar um pet shop, Elabore um plano de negócios 

Ter um bom plano de negócios irá fazer com que você saiba muito bem o que está fazendo. Esse é um passo muito importante na hora de abrir qualquer negócio.

O plano de negócios irá fazer com que você elabore as melhores estratégias na hora de montar um pet shop. com ele você terá total conhecimento do seu público alvo,mercado,concorrência e outros fatores importantes.

 

Como elaborar um plano de negócios ?

Pesquise tudo sobre o seu público alvo,local aonde deverá ser montado o pet shop, defina um orçamento necessário,equipamentos que você precisa adquirir agora e também nos próximos meses,capital de giro, contratação de funcionários e também pesquise sobre a documentação necessária para liberação do mesmo.

Com tudo isso em mãos e muito bem definido você poderá abrir um pet shop sem se perder em nenhum momento, sobre o que deve fazer.

Dica Importante

Apenas ficar “encalhado” no plano de negócios não vai te ajudar a conquistar grandes resultados. É muito comum observamos novos empreendedores que ficam “Uma vida inteira” elaborando bons planos de negócios mais que não saem do papel.

Fique durante um pequeno período no plano de negócios e quando tiver tudo pronto já parta para a ação. O ideal é que você colha a melhor quantidade de informação no menor tempo possível.

Sendo assim lembre-se que tudo isso deverá se transformar em ações. Só elas irão fazer acontecer na prática os resultados que você tanto espera.

 

2 : Escolha uma boa localização

Ao montar um pet shop é muito importante que você escolha uma excelente localização. Um pet shop muito bem localizado tem boas probabilidades de sucesso.

Esse é o primeiro passo prático a ser dado após a elaboração do plano de negócios. O ideal é que você escolha um local com bastante fluxo de pessoas. É fundamental que o seu público alvo esteja presente presente nessa localização, verifique também como é a concorrência presente na região.

Em um bairro pequeno aonde já existem 2 pet shops as chances de se ter espaço para quem deseja montar um terceiro é muito pequena. Isso não quer dizer que daria errado mais as chances de dar certo com toda a certeza seriam muito mais reduzidas.

Por isso preste muita atenção ao escolher o seu ponto. O ponto deverá ser bem espaçoso e amplo, pois além dos ganhos com atendimento veterinário e banhos de tosa é fundamental que você venda produtos como rações,brinquedos,suplementos dentre outros. Tudo isso demanda um bom espaço.

 

3 : Ao montar um pet shop tenha uma excelente estrutura

A estrutura começa com a escolha do ponto como citado acima. Porém existem outros pontos importantes que não devem ser ignorados.

Alguns estados tem regras diferentes relacionadas a estrutura mínima necessária para se montar um pet shop. Por isso pesquise se isso se aplica ao seu estado.

Você irá precisar de um piso impermeável, atendimento clínico e também de uma boa instalação para abrigar os animais dos clientes. Será necessária também uma sala separada para banho e tosa.

O espaço também deverá ter um local para deixar os animais para venda. Por lei eles não devem estar presos em “gaiolas” ou expostos a situações de estresse.

Os equipamentos necessários para se montar um pet shop são :

  • Balcões
  • Esguicho de água
  • Soprador
  • Mesa para pentear
  • Máquina de tosa profissional
  • Banheira pequena
  • Lâminas para a máquina de tosa

Dentre outros equipamentos básicos, os que foram citados acima são necessários para a estrutura de um pet shop de pequeno e médio porte, vale lembrar que a depender dos serviços que forem oferecidos, será necessário o investimento em outros tipos de equipamentos.

 

Produtos a serem vendidos em um pet shop

Os produtos vendidos em um pet shop são basicamente: Rações,remédios,casinhas,gaiolas,camas,acessórios,coleiras dentre outros…

A escolha dos fornecedores deve ser feita cuidadosamente. Pois ter um bom fornecedor que ofereça algo de qualidade e que seja responsável é fundamental para fazer o pet shop crescer !

Leia o nosso artigo : Como encontrar fornecedores

Nele apresentamos dicas importantes sobre como encontrar bons fornecedores utilizando estratégias simples, porém super eficientes.

 

4 : Fatores importantes ao montar um pet shop de sucesso

Existem fatores importantes na hora de montar um pet shop. Em um país com milhares de pet shops trazer algo diferenciado é o que separada os que fazem mais sucesso dos mais comuns.

Por isso traga algo que seja completamente diferente do que os seus concorrentes já vem fazendo. Isso pode ser feito com um serviços de qualidade,uma estratégia de marketing diferenciada, um bom atendimento e claro produtos da melhor qualidade.

Dica importante : Analise o que está fazendo sucesso em outros países também, muitos empresários do ramo fazem isso e costuma dar muito certo !

 

5 : Investimento ao montar um pet shop

Ao contrário do que muitos pensam investir em um pet shop não tem um custo dos mais baratos. Sendo assim já no plano de negócios você deverá fazer um orçamento que esteja de acordo com o quanto você pode investir.

Negociar com os fornecedores pode ajudar e muito no custo final de tudo. Por isso a importância de ser muito paciente e de não sair aceitando qualquer ofertam que forem oferecendo.

O investimento inicial necessário para se montar um pet shop de médio porte fica em torno de R$ 25.000 reais. Isso já contados custos com aluguel e a estrutura local.

Vale lembrar que você deverá ter uma boa reserva para capital de giro. Um investimento como esse não trás retorno da noite para o dia por isso é bom está muito bem preparado.

 

6 : Fique atento as leis

Montar um pet shop irá exigir de você o comprimento de várias leis municipais,estaduais e federais. Por isso estude bastante sobre o assunto para não ter nenhuma dor de cabeça depois. A nova resolução 1069-2014 que entrou em vigor trouxe muitas mudanças aos pets shops.

Com essa resolução se tornou obrigatório ter um veterinário no pet shop. além disso é necessário que os funcionários que irão dar banho e tosa tenham, curso de banho e tosa. Esse curso só existe em algumas poucas regiões do país o que poderá aumentar os custos com capacitação dos funcionários.

No caso das feiras se o animal estiver se sentindo estressado, o mesmo deverá ser retirado do local e levado a um ambiente que seja mais apropriado.

Os animais de pet shop não podem está expostos em gaiolas. Eles devem ficar em ambientes aonde possam estar mais livres.

 

7 : Esteja aberto a inovar sempre

Todo dono de um pet shop que faz sucesso sabe da importância de está sempre inovando. Sendo assim ao montar um pet shop esteja aberto as mudanças. A medida que o tempo vai passando elas serão necessárias e isso só será possível se você estiver aberto a inovar.

Continue estudando sobre o mercado, observe as novidades o que está mais em alta no momento e aplique ao seu negócio. Os resultados aparecerão naturalmente.

Caso tenha ficado com alguma dúvida por favor deixe o seu comentário. Muito obrigado por ter chegado até aqui, caso tenha alguma dúvida deixe o seu comentário.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!