Como montar um restaurante

Um dos melhores seguimentos para o empreendedor trabalhar é o de alimentação. Nesse artigo iremos te mostrar tudo sobre como montar um restaurante passo a passo, colocando em prática o melhor planejamento.

Descubra como montar um restaurante de sucesso utilizando as estratégias certas

Os restaurantes estão presentes em todas as partes. Sendo assim no meio de tanta concorrência saber muito bem quais estratégias usar para se destacar de tantas opções é o ponto chave do sucesso de quem deseja ter o próprio restaurante.

Existem vários tipos de comidas que podem ser vendidas em um restaurante. Isso tudo mostra ao empreendedor a oportunidade de ter um bom faturamento no final do mês.

 

Como fazer um bom planejamento ao montar um restaurante

Uma das maiores dúvidas de quem busca encontrar informações sobre como montar um restaurante está relacionada ao planejamento do mesmo.

Saber exatamente definir prioridades e conhecer a fundo o mercado faz com que a pessoa que invista nessa ideia saiba aonde está entrando. Um bom planejamento não acontece da noite para o dia. Por isso é necessário paciência e muito aprendizado.

 

Conheça o seu público alvo nos mínimos detalhes 

Conhecer o público alvo é um dos pontos mais importantes de qualquer negócio e com o restaurante não é diferente.

Essa pesquisa deverá ser muito bem detalhada. Visto que existem tipos de pessoas com gostos diferentes, pense ai você acha que alguém que está acostumado a comer em restaurantes caros compraria uma quentinha ?

O importante aqui é você saber muito bem para quem está oferecendo o seu produto ou serviço. Isso te dará muitas informações importantes que irão te ajudar e muito nas próximas etapas.

 

Ao montar um restaurante escolha um local estratégico

Observe todos os restaurantes mais movimentados da sua cidade e você irá perceber que cada um deles estão em lugares estratégicos.

Empresários desse tipo de seguimento sabem muito bem da importância de se escolher locais estratégicos pois assim eles atraem mais facilmente as pessoas certas !

Ao escolher o ponto para montar o restaurante, observe o fluxo de pessoas. Esse local é muito movimentado ? O seu público alvo está presente nele ?

Ter essas respostas irá fazer com que você escolha a localização certa para montar o um restaurante de sucesso.

 

Escolha do ambiente

O ambiente de um bom restaurante deve ser muito confortável e agradável para todos. O tamanho varia de acordo com o tipo de local escolhido e o fluxo de pessoas presente nele.

Por exemplo ao escolher uma avenida com de grande fluxo de pessoas próxima a escolas e empresas, ter uma estrutura que possa comportar bastante gente é fundamental.

Digamos que você escolha montar o restaurante em um local próximo a uma faculdade com 2000 pessoas. Ter uma estrutura que comporte entre 30 a 40 pessoas já estará de muito bom tamanho.

Um empreendimento como esse demanda um bom conhecimento. Sendo assim caso você não tenha experiencia nenhuma com esse tipo de seguimento, busque ao máximo aprender tudo sobre o mesmo.

Caso seja necessário contrate um consultor da área, hoje no mercado já existem empresas assim. Serviços como esse podem ser de grande ajuda.

 

Tipos de restaurantes

Na hora de montar um restaurante é fundamental que você tenha total conhecimento dos tipos de restaurantes que existem.

Tradicional

O tipo de restaurante tradicional é aquele que o cliente chega e espera na mesa o atendimento. Essa mesa pode ser reservada ou não. Nesse tipo de atendimento o garço será sempre o responsável por servi a clientela.

Para montar um restaurante como esse o empreendedor na imensa maioria das vezes deverá fazer um investimento maior que nas demais opções. Pois restaurantes tradicionais necessitam de um pouco mais de sofisticação.

É muito bom você ter consciência de que nesse tipo de restaurante não só a comida deverá ser um diferencial. Mais também o ambiente, aparência dos funcionários, layout móveis e outros detalhes.

 

Self Service

Esse tipo de restaurante é o que mais está em constante crescimento, principalmente nos centros comerciais. Restaurantes desse tipo não necessitam de “grandes investimentos” diferente dos tradicionais preparar a estrutura de um self service é bem mais tranquilo.

Se destacam nesse tipo de restaurante empreendedores que oferecem os famosos pacotes promocionais. Os restaurantes self service estão muito presentes em centros comerciais, próximos a escolas,faculdades e também estacionamentos.

É muito comum você ver restaurantes assim muito próximos um do outro. Pois ambos tem como objetivo uma única coisa, atingir o mesmo público alvo !

Devido a enorme facilidade e praticidade que um self service possui. Ele é muito frequentado por pessoas que trabalham em centros comerciais.

Famílias que geralmente frequentam os centros comerciais em determinadas datas costumam frequentar muito esse tipo de restaurante.

É bom que ao escolher montar um self service você escolha um estrutura que tenha bastante espaço e que seja confortável.

 

Diferenciais de um self service

Para ter um restaurante self service que se destaque da concorrência é necessário que o empreendedor foque bastante nos serviços oferecidos.

Existe um gama de serviços que podem ser trabalhados em um self service desde pacotes promocionais para funcionários de empresas até entregas em domicilio.

Quando mais serviços oferecidos em um restaurante desse tipo, maiores serão as chances de sucesso.

 

Restaurante épico

Restaurantes épicos são aqueles que oferecem comidas típicas de determinados países. A escolha do local para montar um restaurante desse tipo é o que fará toda a diferença.

Sendo assim o planejamento deverá ser muito mais detalhado. Restaurantes assim costumam ter um investimento mais arriscado que os demais.

 

Como montar um restaurante com uma excelente estrutura

Se coloque no lugar do seu cliente, você iria gostar de comer em um restaurante de péssima estrutura ? Com toda a certeza não iria…

Pois isso é muito bom que ao montar um restaurante você preste muita atenção na estrutura do mesmo. Um bom restaurante possui uma estrutura agradável e principalmente confortável para todos desde os clientes até os funcionários.

Hoje no mercado já existem as famosas franquias, ao escolher uma você não irá precisar se preocupar com a criação da estrutura do local.

Visto que uma franquia já possui um modelo comprovado de sucesso basta segui-lo e aplica-lo. As estatísticas dizem que os modelos de franquia costumam ter uma taxa de sucesso melhor do que a de um modelo que começa do zero.

Porém franquias na imensa maioria das vezes demandam um investimento muito maior do que montar um negócio do zero. Sendo assim fique ligado nas dicas sobre a estrutura de um restaurante de sucesso apresentadas abaixo.

 

Aparência do restaurante

Escolha uma arquitetura bonita e muito bem agradável. Um exemplo disso seria um restaurante que vende comidas do norte do país mais que está localizado em são paulo por exemplo que é uma região com muitas pessoas de manaus.

Quem nasceu no norte ao entrar em um restaurante como esse e ver uma arquitetura que lembra as suas raízes, irá se sentir bem e muito feliz de está em um ambiente assim.

Sendo assim ao escolher a aparência do seu restaurante defina a mesma de acordo com as informações que você possui do seu público alvo.

 

Dicas a serem seguidas ao montar um restaurante

Analise muito bem os concorrentes

Saber o que a concorrência está fazendo e trazer diferenciais irá fazer com que o restaurante tenha um “algo a mais ” sendo assim, observe o que os restaurantes concorrentes vem fazendo.

Comece pesquisando que tipos de serviços eles oferecem e quais são os pontos fortes e também os pontos fracos que cada um deles tem.

 

Fornecimento

A escolha de bons fornecedores tem um papel fundamental no sucesso de um restaurante. Quando falamos de alimentos focar em qualidade e agilidade de entrega conta muito por isso escolha muito bem os fornecedores do restaurante.

 

Recursos humanos

Ao montar um restaurante é necessário que o mesmo tenha funcionários, afinal de contas sozinho seria impossível fazer tantas tarefas.

Sendo assim recrute pessoas capacitadas para encarar essa empreitada se dedicando ao máximo em oferecer o melhor aos clientes. Cada setor deverá ter pessoas responsáveis e capacitadas, desde a cozinha até o atendimento.

 

Higiene

Um restaurante de sucesso deverá ter uma higiene impecável em todos os sentidos. Isso irá passar uma imagem agradável aos cliente e também evitar grande problemas com os órgãos públicos.

É muito comum observamos nos noticiários matérias de pessoas que perdem os estabelecimentos por que não seguem regras básicas de higiene colocando assim em risco a saúde dos próprios clientes.

A anvisa não costuma pegar nada leve em quem comete esse tipo de erro. Por isso ao montar um restaurante foque bastante na higiene do mesmo.

 

Trabalho de marketing

Quem não é visto não é notado, por isso ter um bom trabalho de marketing é fundamental no crescimento de qualquer tipo de restaurante. Na inauguração monte um estratégia que crie muita expectativa na cabeça do seu público alvo.

O ideal é que essa divulgação comece muitos dias antes das portas do restaurante serem abertas. Mesmo após a inauguração continue com estratégias chamativas e que sejam atraentes.

Divulgações em meios de comunicação,redes sociais e até panfletos estão valendo !

Gostou do nosso artigo como montar um restaurante ? Deixe o seu comentário com suas maiores dúvidas e estaremos respondendo.

 

 

 

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!