Como montar uma academia – Veja aqui as melhores dicas

Você empreendedor está pensando em montar uma academia ? Descubra aqui como começar, quanto investir, quais equipamentos comprar e muitas outras dicas relacionadas ao assunto.

As academias estão sendo cada vez mais procuradas pelas pessoas que buscam um corpo bonito e cheio de saúde. Por isso a ideia de montar uma academia passou a ser uma ótima opção para aqueles que desejam ter o próprio negócio.

Porém esse como qualquer outro empreendimento irá exigir de você alguns cuidados. Por isso está bem informado vai te ajudar a fazer as coisas da maneira certa. Sendo assim fique ligado nas informações apresentadas abaixo para assim você irá montar a sua academia fazendo as coisas da maneira certa.

 

O que é precisa ao montar uma academia de sucesso

Existe uma série de fatores que devem ser levados em conta na hora de montar uma academia. Por isso essa sem sombra de dúvidas é uma das perguntas mais frequentes do empreendedor que deseja entrar em uma empreitada como essa.

Aqui no blog como ser um empreendedor sempre mostramos a de se conhecer bem a área de atuação, antes de montar qualquer negócio.

Sendo assim quando alguém vai montar uma academia não é diferente. Alguém que não tem o mínimo conhecimento com essa área terá muita dificuldade de fazer um negócio como esse crescer. Pois conhecer bastante a área de atuação irá fazer com que você esteja sempre ligado no que tem de mais novo no mercado.

Isso irá fazer com que você possa está sempre inovando e se diferenciando da concorrência. pois a percepção de uma pessoa com conhecimento na área é muito mais “aguçada” do que a de uma que não tem conhecimento algum.

Para auxiliar os seus clientes é necessário que você tenha um profissional formado na área. Ou seja uma pessoa graduada em educação física. Ter também uma nutricionista é um ponto chave, pois os estudos comprovam que a alimentação tem um fator extremamente importante nos resultados das pessoas que praticam atividades físicas.

 

Planejamento ao montar uma academia

Na hora de montar uma academia é o planejamento que irá fazer com que você faça as coisas da maneira certa e não pule etapas. Isso irá evitar que você cometa muitos erros. fazendo assim com que você fique prevenido, junto as dificuldades que vierem a aparecer.

Um bom planejamento começa com uma pesquisa de mercado que seja eficaz e muito bem detalhada. Por isso não economize esforços em fazer pesquisas sobre o mercado de modo geral.

Comece pesquisando o seu público alvo vá a fundo e tenha muito bem definido quais são os maiores desejos e incômodos dele. Pesquise bastante também sobre a sua concorrência e veja como ela vem tratando o tipo de cliente que você deseja atingir.

Observe como está o mercado se ele está bom para investir no momento. Se decidir montar uma academia em uma determinada região que já tenha um bom número de concorrentes calcule bem para ver se vale mesmo apena montar a academia nessa região ou se é melhor tentar em outra.

Além disso esteja muito bem preparado para lhe dar com o fluxo de caixa desse empreendimento. O mais indicado é que você no inicio tenha uma boa reserva para ir se mantendo até a academia começar a dar algum retorno.

 

Estrutura da academia

A estrutura é uma parte muito importante ao montar uma academia de sucesso. As pessoas que frequentam um ambiente como esse querem conforto.

Sendo assim escolher um espaço que seja espaçoso e amplo é de imensa valia. Além disso o mesmo deverá ser bem ventilado, É muito comum observarmos usuários de academia reclamarem de calor. Pois muitos empreendedores desse seguimento não focam nisso.

Vale destacar aqui que a depender do que você pretende oferecer na academia a estrutura deverá em alguns casos ser bem grande. Por exemplo em uma academia a possibilidade de você oferecer outras opções de aulas. Como por exemplo : Dança, lutas, ginasticas dentre muitas outras…

Além disso em uma academia você poderá também revender produtos relacionados ao seguimento fitness. Caso decida acrescentar todas essas opções para os clientes é muito impontante escolher um espaço ainda mais amplo.

Quanto mais opções você integrar a sua academia, mais chance terá de conseguir aumentar o seu faturamento no final de cada mês.

 

Veja também o artigo : Como montar uma padaria

 

Aparelhos para montar uma academia

Os aparelhos para montar uma academia podem variar de acordo com o que você pretende oferecer de opções para os seus clientes. Eles poderão ser adquiridos em lojas especificas.

Porém o mais indicado é entrar em contato direto com o fabricante. Assim ficará muito mais fácil conseguir ótimos descontos na compra dos aparelhos. Essa etapa deverá ser feita só após a estrutura da academia já está montada e preparada.

Os equipamentos de academia necessários são basicamente : Adutor, Cross Trainers,Pull Ove, Banco Supino, Peitoral Dorsal, Máquina Flexora, Bicicletas Ergométricas, Pec-Deck, Abdominal com Carga, Cadeira Romana, Remada com Carga Halteres, Porta Barras, Colchonetes, Step, Esteiras, Bebedouro, Leg Press, Computador, Aparelho de som e caixas

Vale lembrar que a depender do tamanho da academia serão necessárias vários unidades de determinados equipamentos.

 

Investimento para montar uma academia

O investimento necessário para se montar uma academia fica em torno de R$ 90.000. Isso se tratando de uma academia de médio porte. Caso você decida montar uma de pequeno porte esse valor ficará mais baixo e mais em conta.

Vale lembrar que além de gastos com equipamentos, aluguel e estrutura uma academia iniciante também deverá investir bastante em marketing. Esse é um fator fundamental para captação de clientes.

Por isso o mais indicado para quem está montando ma academia é que poupe na hora de investir em anúncios seja em panfletos,meios de comunicação ou redes sociais. O valor citado acima já inclui tudo isso.

 

Como montar uma academia : Localização

A localização é outro ponto importante que não poderia deixar de ser destacado aqui. Se você observar bem as academias de maior movimento e que mais fazem sucesso irá observar que todas elas estão muito bem localizadas.

Por isso ao montar uma academia é fundamental que o empreendedor escolha um bom local. O mais ideal é escolher um do qual aonde o público alvo esteja presente.

Academias mais “luxuosas” devem ter uma localização diferente de academias mais “simples”. Por isso ficar ligado nesses fatores faz uma enorme diferença. De nada adianta montar em um bairro mais humilde uma academia com uma estrutura e um custo muito alto.

Pois nesse caso você estaria oferendo o seu serviço para o público alvo errado. Por isso a importância de se ter um bom plano de negócios definido. Assim na hora de escolher o ponto isso não será uma dificuldade.

 

Regularização e documentos necessários para montar uma academia

Montar uma academia como qualquer outro negócio é algo que deve ser regularizado de acordo com todas as normas legais. Sendo assim para que uma academia funcione ele precisa está legalizada na prefeitura local. Além disso deverá está devidamente inscrita na Receita Federal e também na Previdência Social.

Por fim ainda terá que está inscrita também no Conselho Regional de Educação Física e estar enquadrada como prestadora de serviços de atividades desportivas.

Lembrando que ainda será necessário a abertura de uma empresa. Pois tudo isso só será possível com um CNPJ em mãos.

 

Conclusão final

Aqui nesse artigo apresentamos para você como montar uma academia de sucesso. Falamos sobre o planejamento, como montar uma estrutura de uma academia.

Falamos também sobre os equipamentos,localização e investimentos. Mesmo com tudo isso esse seguimento é muito amplo e tem muitas vantagens. Sendo assim o segredo é você está cada vez mais se informando sobre cada um dos pontos citados aqui.

Muito obrigado por ter chegado até aqui. Um grande abraço e muito sucesso !

 

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!