Como montar uma confecção

Já pensou em fabricar roupas para revender ? Descubra aqui nesse artigo como montar uma confecção passo a passo, seguindo a formula certa !

O ramo da moda se mantém sempre firme e em alta. Afinal de contas as pessoas precisam vestir roupas desde sempre, independente da situação econômica do país. Sendo assim montar uma confecção de roupas, passa a ser uma excelente ideia para aqueles que desejam ter o próprio negócio.

O lado bom de montar uma confecção é que no inicio você pode começar o seu negócio até mesmo em casa. Existem casos de sucesso de diversos empreendedores que começaram assim e hoje são referência no setor.

Nesse artigo iremos mostrar para você tudo sobre : o planejamento,estrutura,equipamentos,mão de obra e outros detalhes importantes de uma confecção.

 

Planejamento para se montar uma confecção

Uma confecção nada mais é do que uma fabrica de roupas. Essa fabrica poderá ser de grande ou pequena escala, por isso ter um bom planejamento é fundamental em todo esse processo.

Antes de mais nada você precisa decidir qual será o tamanho da confecção, ela será de pequeno porte ? ou de médio a grande porte ?

Uma confecção de pequena escala poderá não necessitar de mão de obra. Nesses casos até mesmo uma costureira já é o suficiente para dar conta.

Porém a medida que a demanda for crescendo será necessário contratar costureiras que ajudem a dar conta dos clientes. Ao escolher ter uma confecção pequena o empreendedor(a) não necessariamente irá precisar de muito capital para iniciar a atividade.

Caso escolha a opção de montar uma confecção de maior escala, a contratação de funcionários deverá ser planejada antes mesmo de começar a colocar tudo em prática.

Além disso o planejamento da estrutura é um dos outros pontos fundamentais ao montar uma confecção e poderá mudar de acordo com o tamanho escolhido. Por isso a primeira coisa a se ter em mente é o tamanho da confecção que você deseja ter.

 

Mercado para montar uma confecção

Fazer uma boa pesquisa de mercado, conhecer a fundo público alvo sabendo muito bem o que ele mais precisa é muito importante. Por isso no planejamento procure levantar o máximo de informações sobre o mercado que você deseja atuar.

Descubra quais os pontos fortes e fracos da concorrência. Como ela trata os clientes e principalmente o que os clientes mais buscam e não conseguem encontrar em uma confecção.

É bom que você tenha a consciência de que nesse tipo de ramo a concorrência é muito forte. Visto que hoje existe muitas empresas trabalhando com esse tipo de seguimento.

Sendo assim essa fase de analise no mercado passa a ser ainda mais crucial para o futuro de um empreendimento desse tipo. Informações assim irão te ajudar a trazer algo diferenciado e também a criar as melhores estratégias.

 

Investimento ao montar uma confecção

Após escolher o tamanho da confecção é a hora de ter definido o investimento da mesma. Para se montar uma confecção não necessariamente o empreendedor deverá investir muito a depender é claro do tamanho da mesma.

Uma confecção de porte pequeno por exemplo é a melhor opção para quem não tem muito para investir. Visto que para começar o empreendimento serão necessários : tecidos, acessórios, mão de obra que poderá ser do próprio dono ou dona da confecção, e uma excelente máquina de costura.

Tudo isso poderá ser feito com um investimento de até R$ 5.000 reais. Isso se tratando de uma confecção de pequeno porte.

Obviamente estamos falando de uma confecção que você poderá montar em casa mesmo. Caso escolha alugar um ponto, gastos com a estrutura podem fazer com que esse valor suba consideravelmente.

O ponto ruim de se ter uma confecção de pequeno porte está relacionado as encomendas. Pois dar conta de muitos pedidos fica muito complicado. Visto que não existe maquinário e mão de obra suficiente para dar conta de uma demanda muito grande.

Porém para quem está começando hoje. Iniciar com uma pequena já esta de muito bom tamanho por diversos fatores a começar pelo valor do investimento.

Além disso existem algumas opções de serviços que são super recomendadas para quem deseja escolher essa opção e que trazem ótimos resultados.

 

Confecções de médio a grande porte

Ao contrário das confecções de pequeno porte as de médio e grande porte exigem um investimento muito maior. Isso acontece por que nessa opção gastos com mão de obra,equipamentos de nível industrial,estrutura e outras coisas são muito mais elevados.

Foto : como montar uma confecção

O investimento para se montar uma confecção desse tipo pode chegar até aos R$ 200.000 reais. Com esse valor você poderá contratar costureiras de alto nível, além de um bom designer, vendedores habilitados, e também fazer com que o empreendimento esteja legalizado.

Para montar uma confecção você não precisa saber criar as roupas. A vantagem aqui é que com o capital em mãos fica muito mais fácil contratar pessoas habilitadas para cuidar da confecção dos produtos e escolher uma outra área na empresa para se dedicar.

Se por exemplo você é bom na administração, basta cuidar da mesma e contratar pessoas capacitadas para cuidar dos outros setores com a devida competência.

 

Formas de se trabalhar com uma confecção

Basicamente existem duas formas de se trabalhar com uma confecção. Você poderá trabalhar com encomendas e também com criação própria.

Por encomenda os clientes solicitam os pedidos e a confecção faz as roupas para serem entregues na data combinada. Esse cliente poderá ser uma empresa,lojas,escolas dentre outros…

É trabalho da confecção fornecer um produto de alta qualidade. Pois isso a longo prazo irá captar cada vez mais clientes.

Na segunda opção a confecção poderá criar os próprios modelos e oferecer os mesmos a lojas. Essa opção é a que costuma trazer um faturamento melhor. Sendo assim é mais indicada e lucrativa que a primeira.

Você poderá criar a própria grife, se a ideia pegar e as pessoas curtirem o seu produto as chances de rápido crescimento são muito boas.

Escolhendo a opção de criar os próprios modelos o empreendedor deverá está ligado nas maiores tendencias e ter um ótimo conhecimento do assunto. Assim ficará mais fácil trazer algo inovador e diferenciado que ninguém até então conhece.

 

Modelos de roupas que podem ser fabricados em uma confecção

Uma confecção de sucesso deverá fabricar roupas que sejam boas de vender. Com a concorrência sempre inovando está ligado nas maiores tendencias é extremamente importante.

Os tipos de roupas que podem ser fabricados em uma confecção são muitos e não daria para falar de todos aqui. Sendo assim saiba que o mais importante é você ter um público alvo definido e focar no que esse tipo de público tem mais necessidade.

A melhor maneira de se manter ligado em todas as tendencias é está lendo revistas de moda e assistindo programas relacionados ao assunto.

 

Legalização da confecção

Esse é um ponto muito importante  pois uma confecção de sucesso deverá está legalizada. Essa parte é muito burocrática porém fundamental.

Sendo assim caso não tem ainda um CNPJ retire um e faça um cadastro na prefeitura municipal, para assim ter direito a emissão de nota fiscal.

Isso para empresas que desejam revender roupas criadas da própria marca é fundamental pois só assim estará dentro das normas. Além disso detalhes assim passam confiança aos clientes o mostram que a empresa é séria e comprometida com todos os deveres.

Importante : Ao criar uma grife própria é necessário registrar o nome da marca. Isso é muito importante para que depois nenhuma outra pessoa acabe registrando o nome da marca e “roubando” a ideia do verdadeiro dono. Além disso ter a própria marca mostra que a empresa possui uma identidade própria e única.

 

Conclusão final

Nesse artigo apresentamos para você como montar uma confecção de roupas mostrando dicas importantes. Falamos sobre os tipos de confecções,estrutura e outros detalhes importantes.

Falamos sobre as formas de se trabalhar em uma confecção. Mostrando como que você poderá receber pedidos de clientes e entregar as encomendas.

Foi mostrado aqui também que ao montar uma confecção você poderá criar a própria grife e se ter sucesso repassando para lojas. E por fim falamos sobre a legalização da confecção e a importância de seguir as normas

O que você achou do artigo de hoje ? Deixe o seu comentário caso tenha ficado alguma dúvida um grande abraço e até a próxima !

 

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!