Como montar uma lavanderia – Descubra aqui !

Descubra agora o passo a passo sobre como montar uma lavanderia de forma prática e eficiente.

Sem sombra de dúvidas quando falamos de empreendedorismo as prestações de serviços são sempre uma excelente opção para quem deseja ter o próprio negócio. Nesse artigo iremos falar sobre como você poderá montar uma lavanderia e ganhar um bom dinheiro trabalhando por conta própria.

As pessoas estão cada vez mais querendo ao máximo economizar tempo. Sendo assim montar uma lavanderia é sem sombra de dúvidas um investimento que poderá se tornar muito lucrativo para você !

Logo abaixo iremos te mostrar os fatores que são mais importantes na hora de se investir nesse negócio em questão.

Conheça o seu público alvo

O primeiro passo na hora de montar qualquer empreendimento é você ter um público alvo bem definido e conhecer absolutamente tudo sobre ele.

Com uma lavanderia não é diferente. Se você apresentar os seus serviços para pessoas que não tem o mínimo interesse no que você está oferecendo as suas chances de resultados serão muito pequenas. Por isso preste bastante atenção nas informações abaixo.

O público alvo do qual busca os serviços de uma lavanderia é no geral clientes residencias e empresas.

Não existe melhor lugar para se montar uma lavanderia do que em uma região com um fluxo muito grande de pessoas com poder aquisitivo. Isso é muito bom pois assim você poderá cobrar muito bem pelo seu serviço sem obviamente deixar a qualidade de lado.

Considere a possibilidade de alugar um ponto em uma região de classe média, com uma boa concentração de pessoas. Assim você estará presente aonde o seu público alvo está.

A imensa maioria das lavanderias que se dão muito bem estão montadas muito próximas a bairros populares e de classe média alta. Outras estão próximas a residenciais luxuosas.

Você percebe que em todas essas opções estão presentes pessoas com um ótimo poder aquisitivo ?

Eles são o seu público alvo é nisso que você deverá focar principalmente na hora de escolher em qual local montar a lavanderia.

Estudos apontam que apenas 3% da população economicamente ativa brasileira faz uso do serviço de uma lavanderia. Assim logo percebemos que pessoas mais humildes que residem em bairros de classes mais baixas não contratam esse serviço. Por isso agora você já sabe montar uma lavanderia em um desses bairros estatisticamente é uma péssima ideia.

Foque em montar a lavanderia aonde o seu público alvo está localizado. Pois assim você está oferecendo o seu serviço para o público alvo certo e aumentando as suas chances de sucesso !

O que é preciso para montar uma lavanderia

Após ter o seu público alvo definido e saber muito bem em que tipo de região você irá montar o seu ponto é hora de focar na estrutura da lavanderia.

Esse é sem sombra de dúvidas um dos desafios mais complicados desse negócio pois é aqui que o empreendedor irá gastar mais dinheiro no investimento. Maquinários necessários na montagem de uma lavanderia possuem um preço bem elevado na grande maioria dos casos.

Mais abaixo iremos apresentar para você o que é preciso para montar essa estrutura. E quais equipamentos você deverá comprar.

Você deverá correr atrás de máquinas que tenha agilidade e qualidade. Máquinas de lavar roupa e centrigudadora que sejam de nível industrial são fundamentais nesse negócio. Elas não são vendidas em qualquer lugar por isso você deverá encontrar lojas especializadas na venda desses equipamentos. Para acabar não comprando as de uso doméstico.

Existem 3 tipos de máquinas de roupa, é muito bom você conhecer cada uma delas.

Convencionais : Essas apenas lavam as peças

Pré-extratoras : Lavam e fazem parte da centrifugagem

Lavadoras extratoras : Essas são as mais completas pois lavam e centrifugam as roupas.

Além das máquinas é necessário ter total atenção com o tamanho do espaço aonde você irá montar a lavanderia. Escolher um local que possua pelo menos uma área de mais de 100m² vai da a você e aos seus colaboradores um espaço muito bom para fazer esse negócio acontecer, com a devida qualidade necessária.

Quais equipamentos básicos deverei ter na minha lavanderia ?

Os equipamentos básicos para se montar uma lavanderia de pequeno e médio porte são : Máquinas de lavar,tanquinhos,ferros elétricos,máquinas de passar roupa e secadoras a gás.

Além disso você deverá investir na compra de mesas de passar roupa para complementar a estrutura da lavanderia. Também deverá investir na sua sala de recepção afinal de contas é através dela que você irá fechar muitas vendas.

Sendo assim ter uma recepção bonita e agradável sempre faz uma diferença enorme. Para isso basta visitar uma lavanderia pronta e você verá !

Quanto investir

Para montar uma lavanderia você deverá fazer um investimento considerável se comparado a outros empreendimentos. A estimativa de valor a ser investido em uma está entre R$ 90 a R$ 100 mil reais. A depender do ponto que você irá escolher e também do quanto você decidir investir na estrutura do local.

Com essa estimativa de preços estamos incluindo aqui a contratação de funcionários,compra de equipamentos,documentação, aluguel do ponto e outros gastos adicionais qualquer.

Documentos

Para montar uma lavanderia você deverá ter alguns documentos importantes em mãos. Sem eles você correrá o risco de perder a mesma e com isso todo o seu investimento. Por isso fique ligado nos documentos necessários, são eles :

  • Alvará de funcionamento
  • Registro da empresa no cartório de registro civil de Pessoas j.
  • CNPJ
  • Licença dos bombeiros da sua cidade
  • Alvará de licença e funcionamento da prefeitura
  • Cadastro na junta comercial da cidade

Sei que parece muito burocrático porém lembre-se que essa é a maneira certa de se montar a sua lavanderia. Não pule essa etapa pois ela será fundamental para o seu negócio ser regularizado e você ter a chance de trabalhar 100% tranquilo.

Defina um plano de negócios para a sua lavanderia

Ter um plano de negócios bem definido faz com que uma empresa possa traçar metas e ter foco total voltado para elas. Até por que uma empresa que não vende quebra !

Antes de mais nada estude muito bem o seu mercado consumidor e o potencial que ele tem. Veja como os concorrentes estão aproveitando as vantagens de se trabalhar com esse mercado e entre nessa também.

Faça uma pesquisa sobre o seu público alvo. E observe se todos estão sendo atingidos da maneira que as coisas devem ser feitas. Estude sobre os clientes em potencial e descubra em quais circunstancias e com que frequência eles utilizam esse tipo de serviço. Por fim veja como você poderá trazer um diferencial e se destacar da concorrência.

Estude tudo sobre como montar um bom plano de negócios da forma mais inteligente possível. E você saberá muito bem como fazer o melhor plano de negócios para a sua lavanderia. Tudo se resume a uma coisa “conhecer muito bem o seu público alvo” se você conseguir isso não terá dificuldades na hora de criar o seu plano de negócios, de acordo com o que você deseja.

 

Conclusão final

Nesse artigo mostramos para você de forma simples e direta como montar uma lavanderia apresentando quais são os passos básicos para se começar esse negócio.

Falamos sobre a importância de se conhecer o seu público alvo, sobre a estrutura que uma lavanderia deve ter, e também sobre os equipamentos necessários. Por fim você viu o quanto é importante ter um plano de negócios definido.

Muito obrigado por ter chegado até aqui um grande abraço e sucesso para você !

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!