Como montar uma papelaria começando do zero

Você está querendo montar uma papelaria mais ainda não sabe como começar ? Descubra aqui nesse artigo como montar uma passo a passo começando do zero.

Foto : Montar uma papelaria

As papelarias sempre tiveram um papel muito importante na sociedade. A algum tempo atrás com o surgimento das franquias de papelaria esse tipo de negócio passou a ser explorado por ainda mais empreendedores.

Sendo assim entender perfeitamente como montar uma papelaria vai te ajudar mais do que nunca a se destacar positivamente junto a concorrência. Pois quando fazemos as coisas da maneira correta as chances de sucesso costumam ser muito melhores.

 

Escolhendo uma boa localização ao montar uma papelaria

Escolher um bom ponto é um dos fatores chave na hora de montar uma papelaria. Se você parar bem para observar todas as papelarias mais “procuradas” são aquelas que estão presentes em locais estratégicos !

Papelarias que estão sempre se destacando são as que costumam ficam próximas a escolas,faculdades,fóruns,cartórios,shoppings e escritórios.

O mais indicado é que você ao montar uma papelaria escolha um local muito frequentado pelo seu público alvo. Aqui no blog como ser um empreendedor sempre destacamos a importância de se conhecer muito bem o seu cliente.

Sendo assim saber aonde ele está presente vai fazer com que você não perca tempo oferecendo o seu produto ou serviço para pessoas que não estão nem um pouco interessadas no que você tem.

Lembre-se que os seus consumires poderão se tornar os seus fregueses mais na frente. Por isso seja sempre a melhor solução para o que eles estão buscando.

 

Você poderá aumentar os seus ganhos ao montar uma papelaria que ofereça diversos tipos de serviços.

O mais legal de montar uma papelaria é que você poderá nela oferecer uma série de serviços para os seus clientes. Obviamente trazer serviços diferenciados nem sempre será uma tarefa muito simples. Porém quando você conhece muito bem os maiores incômodos do seu público alvo isso se torna bem menos complicado.

 

Dicas de estoque sobre montar uma papelaria

Para montar o estoque de produtos ao abrir uma papelaria, você precisa primeiro saber quais produtos tem maior aceitação do seu público alvo. Essa é uma boa estratégia que vai fazer com que a sua papelaria tenha mais rotatividade !

De quebra você poderá gastar menos capital e não irá correr o risco de ficar com mercadorias “fora de linha” literalmente encalhadas no estoque.

Não saia logo de cara comprando uma variedade enorme de produtos. Compre no seu fornecedor poucos tipos de produtos e só aos poucos a medida que você conhecer ainda mais o seu público alvo vá trazendo novas opções.

Abaixo iremos apresentar para você os tipos de produtos que costumam ter mas saída em uma papelaria :

  • Papéis sulfite
  • Estojos variados
  • Durex
  • Fitas adesivas
  • Envelopes
  • Canetas de cores diversas
  • Fichários
  • Borrachas
  • Lápis, lápis para desenho e lápis para colorir
  • Tintas
  • Pincéis
  • Vários tipos e tamanhos de cadernos
  • Mochilas
  • Cola
  • Canetinhas
  • Tesouras, apontadores e estiletes
  • papéis cartolina, crepom e laminado

Uma boa dica é você está sempre guardando os nomes dos produtos que a sua clientela costuma pedir mais que você ainda não oferece. Isso vai te ajudar e muito a identificar o que você poderá está trazendo de novidade para os seus clientes .

 

Estrutura necessária para montar uma papelaria

Uma papelaria de pequeno e médio porte deverá possuir uma estrutura de aproximadamente 20m² isso já será o suficiente para a locomoção de funcionários e claro dos seus clientes. É fundamental que você escolha um local confortável e de fácil acesso.

Além disso você deverá ter na sua papelaria máquina copiadora,telefone e também um bom computador. Eles irão fazer com que você ofereça uma série de serviços para os seus clientes.

 

Moveis para papelaria

A compra de moveis para papelaria faz parte da fase em que você deverá motar a estrutura da mesma. Essa é uma outra dúvida de muitos empreendedores que desejam entrar nesse ramo.

Para montar uma papelaria de pequeno e médio porte você irá precisar no inicio de moveis como : Balcões, estantes , expositores, mesas, cadeiras ( bancos ).

 

Contratação de colaboradores ao montar uma papelaria

A depender do tamanho da papelaria que você montar a contratação de colaboradores será essencial. O mais ideal é que em uma papelaria de pequeno e médio porte sejam contratados entre 2 e 3 funcionários a depender é claro da época do ano.

É sempre bom lembrar que além de contratar esses funcionários você deverá mostrar a eles a verdadeira essência do seu negócio. Um colaborador que se identifica de verdade com a missão de uma empresa se transforma em um aliado !

 

Investimento inicial ao montar uma papelaria

Essa também é mais uma das grandes dúvidas de quem deseja montar uma papelaria de sucesso. O investimento para se abrir um negócio como esse pode variar entre R$ 50.000 e R$ 150.000. A depender é claro do tamanho da papelaria e do formato que você escolher.

Lembrando que ainda existe a opção de você comprar uma já pronta. Porém se decidir fazer isso você deverá prestar atenção em uma série de detalhes que envolve desde a estrutura até a credibilidade do antigo dono.

 

Franquia de papelaria 

O mais ideal para quem está começando agora no ramo é abrir uma papelaria pequena ou também contratar uma franquia de papelaria conhecida no mercado.

As franquias de papelaria são mais caras porém “Estatisticamente” as que trás mais resultados por ser um modelo pronto e já muito testado.

Porém não se engane esse como qualquer outro investimento não irá trazer para você a certeza de grandes resultados. Se você escolher montar a sua papelaria através de uma franquia, escolha uma que já está a muito tempo no mercado e que tenha credibilidade.

 

Vale apena montar uma papelaria

Mesmo com o grande número de pessoas empreendendo nessa área ainda tem espaço para se montar uma papelaria e ter sim ótimos resultados.

Como o investimento ao montar uma papelaria é considerável ter um bom capital de giro será fundamental para fazer a sua empresa crescer. Por isso já na fase de planejamento você deverá ter uma boa estratégia pronta para não ter problema com isso.

Sendo assim prestando atenção em todos esses detalhes podemos dizer que vale sim apena montar uma papelaria. Muito obrigado por ler esse artigo, um grande abraço e muito sucesso para você !

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!