Como montar uma sorveteria passo a passo

Descubra aqui  como montar uma sorveteria e ter excelentes lucros

Em um país tropical como o brasil os sorvetes fazem o maior sucesso ! Sendo assim descubra agora como montar uma sorveteria passo a passo.

Nesse artigo iremos focar em te mostrar tudo, desde a escolha do seu público alvo até a estrutura do local. Você irá descobrir o que fazer e como aplicar as melhores estratégias, para isso separamos tudo nos seguintes tópicos :

  • Fatores importantes sobre como montar uma sorveteria
  • Como montar uma sorveteria conhecendo o seu público alvo
  • Localizando um bom ponto ao montar uma sorveteria
  • Equipamentos para montar uma sorveteria
  • Máquina de sorvete expresso
  • Como fazer uma divulgação ao montar uma sorveteria

Ao ler cada um desses tópicos você saberá quais passos tomar, o importante é você seguir cada dica a risca !

 

Fatores importantes sobre como montar uma sorveteria

Aqui no brasil as sorveterias estão espalhadas aos montes nas avenidas,shoppings e praças . Já que morarmos em um país que é quente a maioria do tempo montar uma sorveteria é algo que pode ser feito por qualquer empreendedor bem disposto a colocar essa ideia em prática.

Felizmente tem mercado para muita gente. O que você deve prestar muita atenção é ter acesso aos fatores que são fundamentais no processo para se montar uma sorveteria da maneira correta.

Um ponto chave nisso tudo é você fazer uma analise do seu mercado local. Isso vale desde uma analise da concorrência até o comportamento do consumidor.

Observe por exemplo quantas sorveterias estão mais próximas de uma escola. observe a distancia entre elas, qual é a que mais atrai pessoas e a que menos atrai.

Outro ponto a ser observado é o movimento presente nessa região na qual essas sorveterias estão localizadas. Observe em quais horários as pessoas mais entram nessas sorveterias, e veja como que funciona o atendimento.

Por fim preste bastante atenção na qualidade dos produtos oferecidos por essas sorveterias, e também quais estratégias de marketing eles usam para atrair os clientes.

Ter essas informações vai fazer com que você possa definir um bom plano de negócios. Lembre-se que nesse ramo trazer algo diferenciado é a chave principal de tudo !

Sorveterias existem aos montes porém para ter resultados diferentes você precisa se destacar de alguma forma. Sendo assim preste muita atenção nos pequenos detalhes.

 

Como montar uma sorveteria conhecendo o seu público alvo

Definir o tipo de público alvo é um dos pontos primordiais ao se montar uma sorveteria ou qualquer outro empreendimento.

Se você como a imensa maioria das pessoas gosta de chupar um bom sorvete, então você com toda a certeza vai saber exatamente o que se passa pela cabeça do público alvo de uma sorveteria.

O público alvo de uma sorveteria é bem amplo e vai desde crianças até idosos. Quem frequenta uma sorveteria preza por limpeza e boa organização. Por isso ter um ambiente agradável é um dos primeiros pontos chave para atrair o seu público alvo.

Por outro lado você deverá decidir se a sua sorveteria só irá oferecer o produto como “bem físico” ou se também irá oferecer serviços para os seus clientes.

Existem sorveterias que realizam entregas para outros estabelecimentos ou também para festas e eventos. Se você decidir fazer entrega o seu tipo de público alvo não será só apenas aquela pessoa que deseja comprar o sorvete para alimentar um desejo.

Por isso prestar atenção nesses detalhes é fundamental. Analise bem o que o seu cliente está procurando e seja a solução disso !

Outra coisa muito importante é você ter em mente qual o poder aquisitivo do seu publico alvo. Afinal de contas quem só compra sorvetes da “kibon” tem um perfil bem diferente de quem está acostumado a comprar sorvetes mais simples.

Quem compra um picolé mais caro não está se importando com o preço e sim com o valor do que está consumindo !

 

Localizando um bom ponto para montar uma sorveteria

Para montar uma sorveteria da maneira correta a escolha de um bom ponto é fundamental. Ele deverá está presente em uma região com grande concentração de pessoas.

Pode ser próximo a uma escolas,faculdades,parque,igreja,condomínio, dentro de um shopping center ou galerias dentre outros…

O ideal é que você escolha um local aonde o seu público alvo está presente. Por exemplo se o seu foco é montar uma sorveteria focada em crianças e adolescestes essa sorveteria pode dá mais certo próxima a uma escola.

Observe aonde a maioria das sorveterias que fazem sucesso. E você verá que elas estão localizadas em locais estratégicos e que atingem o público alvo certo !

Ao escolher o local certo se certifique de que a estrutura oferecida pelo local atende os padrões que você precisa para atrair o seu público alvo. Lembre-se que conforto e um ambiente limpo e agradável fundamentais !

 

Equipamentos para montar uma sorveteria

Para montar uma sorveteria existem alguns equipamentos fundamentais por isso agora iremos falar sobre eles. A função desses equipamentos é deixar a sua sorveteria bem equipada e trazer o máximo de eficiência !

 

  • Terminal de ponto de venda
  • Embaladoras
  • Embalagens plásticas
  • Balcões para atendimento
  • Balança
  • Freezers
  • Utensílios para armazenamento
  • Mix de Milk Shake
  • Batedeira industrial
  • Mesas e cadeiras
  • Fogão semi-industrial
  • Maturadores
  • Liquidificador industrial

Esses equipamentos são necessários para quem deseja montar uma sorveteria de pequeno e médio porte. Lembrando que aqui estamos dando o exemplo de que você fabrica os seus próprios sorvetes.

Para comprar esses equipamentos você deverá investir entre 25 a 30 mil reais. Lembrando que gastos com aluguel e divulgação deverão ser acrescentados por fora.

Existem também possibilidades aonde você poderá abrir uma sorveteria sem que precise fabricar os sorvetes. As franquias são um exemplo disso, porém nesse caso na imensa maioria das vezes você teria que investir mais do que o valor citado acima.

Você também poderá encontrar fornecedores presentes na sua região. Nesse caso você compra os sorvetes no atacado com o fornecedor e revende !

Essa opção de todas é a mais barata porém te faz depender totalmente do seu fornecedor. De qualquer modo você também poderá começar assim e depois fabricar para você mesmo.

 

Máquina de sorvete expresso

As máquinas de sorvete expresso são uma excelente opção para quem busca informações sobre como montar uma sorveteria mais não tem muito capital para investir.

Essas máquinas geralmente não são muito caras e trazem um excelente retorno. Observe bem os gostos do seu público alvo e veja se essa ideia se encaixa !

As máquinas de sorvete expresso são super indicadas para locais com alto fluxo de pessoas. Geralmente é comum observarmos elas muito presentes próximas a escolas e pontos de ônibus e também parques.

Ao decidir trabalhar com uma escolha bem a marca, avalie preços e tenha acesso a informações sobre como funciona a manutenção da mesma.

 

Como fazer uma divulgação ao montar uma sorveteria

De nada adianta você montar uma sorveteria e não saber exatamente como atrair o seu cliente. Por isso ter uma boa estratégia de divulgação é fundamental para que os clientes conheçam o seu negócio.

Existem estratégias simples porém muito eficientes. Criar uma expectativa na cabeça das pessoas aquele famoso “suspense” algo que gere ansiedade. Quanto mais você conhecer o seu público alvo melhor será de criar um anuncio impactante.

Divulgação com cartazes e panfletos : Essa estratégia apesar de “velha” é muito boa e barata. Por isso espalhar cartazes próximo ao seu ponto e entregar panfletos a pessoas que fazem parte do seu público alvo vai fazer com que você crie uma expectativa muito boa na mente dessas pessoas.

Redes sociais : Faça uso das redes sociais pois elas hoje estão presentes na vida de muitas. Estudos mostram que as pessoas hoje passam mais tempo conectadas do que trabalhando ou estudando.

Com certeza o seu público alvo está presente nas redes sociais por isso não polpe esforços para levar a informação até ele.

 

Conclusão final

Nesse artigo mostramos para você como montar uma sorveteria passo a passo. Obviamente se você está realmente decido a fazer esse empreendimento estudo sobre cada um dos passos mostrados aqui.

No final das contas se você conhecer muito bem o seu público alvo e criar as estratégias certas as suas chances de sucesso são muito maiores. Por isso tenha foco total e não poupe esforços para colher o máximo de informação !

Muito obrigado por ter chegado até aqui.  um grande abraço !

 

 

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!