Ensinamentos do livro o poder da ação

A maioria das pessoas tem uma imensa dificuldade na hora de tomar determinadas ações. Se tratando de empreendedorismo a ação é fundamental na hora de se conquistar determinadas metas e objetivos de vida.

Nesse artigo irei mostrar para você alguns dos ensinamentos do livro o poder da ação de Paulo vieira. Esse livro nos mostra o quanto é poderoso o poder de uma ação, e também como você poderá deixar expandir a sua zona de conforto.

 

O poder da ação

Normalmente é muito comum que as pessoas quando estão em alguma situação desfavorável, comece a reclamar de tudo e de todos.

É o governo,a mulher,o trabalho, a economia e por e por ai vai. Porém a grande verdade é que para toda acão existe uma reação.

Os nossos resultados externos, nada mais são do que uma conseqüência de uma série de atitudes que tomamos ao longo de nossas vidas.

Imagine a seguinte situação, um iatista chega para o outro e fala.

“Cara você viu o vento hoje ? Está péssimo !”

Vendo aonde a conversa iria chegar o outro perguntou.

“É mais está péssimo só na sua rota ? ”

Sem graça o iatista respondeu…

“ É na verdade está péssimo para todos ! ”

Para um iatista não existe um vento ruim, pois o vento é o mesmo para todos os atletas.

O que irá diferenciar os resultados um do outro é a maneira como cada um irá agir, em relação ao vento. Esse é o objetivo do livro o poder da ação, mostrar como você deverá agir frente às situações.

No livro basicamente são mostrados 7 passos sobre como você poderá fazer isso. Logo abaixo apresento mais detalhes sobre cada um desses passos.

 

Passo 1 : Acorde

Um homem estava em seu barco pescando peixes no lago, ele pegou um peixe médio e quando viu o tamanho dele decidiu devolver ao lago.

Minutos depois ele pescou um outro peixe, dessa vez o peixe era bem maior porém mesmo assim ele decidiu devolver ao lago.

Passaram-se mais alguns minutos, e ele pescou um peixe bem menor que os outros que ele tinha conseguido. Porém dessa vez ele não devolveu o peixe para o lado, retirou o peixe do anzol e colocou no barco para levar para casa.

O mesmo aconteceu novamente com os próximos dois peixes que ele pegou, que também eram pequenos…

Intrigado com isso um OUTRO HOMEM que estava em um barco parado do lado perguntou.

“Cara por que você devolve os peixes grandes e só pega para você os peixes pequenos.

Ao ouvir essa pergunta o homem responde :

“Eu faço isso por que a frigideira da minha casa só cabe os peixes pequenos.”

Infelizmente isso é o que acontece com muitas pessoas, que tem um enorme potencial. Elas tem capacidade de conquistarem coisas muito maiores, mais acabam se limitando ao pouco.

Geralmente uma das coisas que impedem alguém de tomar uma ação, é simplesmente o medo de acreditar no próprio potencial.

Por isso acordar é a chave número um para se começar a tomar ação.

 

Passo 2 : Agir

Sabe aquelas pessoas que dizem que estão acima, do peso e que não entendem por que isso está acontecendo. Em alguns raros casos essas pessoas sofrem por terem um metabolismo lento.

Porém na imensa maioria das vezes isso se dá simplesmente pelo hábito de se alimentar muito mal. Quando você vai ver como é o dia a dia dessa pessoa, observa que ela come muita “besteira” em horas erradas.

A grande verdade é que é muito mais fácil inventar uma historinha com uma desculpa, do que simplesmente tomar uma ação e pagar o preço de mudar uma alimentação.

Sair da zona de conforto não é uma tarefa fácil, porém são as ações que fazem os resultados.

 

Passo 3 : Assuma a responsabilidade

Assumir a responsabilidade sobre os resultados, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. Ninguém tem problemas com falta de dinheiro,aumento de peso ou qualquer outro tipo decepção por acaso.

Quando paramos para analisar a situação friamente, observamos que tudo isso foi causado por uma série de atitudes. Lembre-se que assumir a responsabilidade é muito diferente da culpa.

Quando você assume a responsabilidade, está dizendo que errou mais que irá usar esse erro para um aprendizado.

 

Passo 4 : Tenha foco

Ninguém consegue conquistar um objetivo sem ter foco. Por isso nesse passo o autor do livro da ênfase a importância de se manter focado, frente as metas a serem alcançadas.

Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.

Steve Jobs

Aqui no blog como ser um empreendedor fiz um artigo especial falando sobre como ter mais foco. O link é mostrado logo mais abaixo.

Leia o artigo : Como ter mais foco com uma técnica simples

 

Passo 5 : Comunique-se

Imagine a seguinte situação, na primeira os pais educam uma criança dando a ela tudo que ela pede.

Já na outra situação, os pais educam uma criança sempre criticando ela em todos os momentos e até mesmo humilhando.

Olhando assim é muito provável que essas duas crianças futuramente se tornem pessoas muito problemáticas em um futuro próximo.

Tudo isso mostra o quanto a comunicação e o dialogo, tem uma influencia gigantesca em quem nos somos.

Em uma pesquisa feita pelo psicólogo marcial lousada sobre elogios e puxões de orelhas. Foi descoberto que  precisamos de 6 a 8 elogios para cada puxão de orelha para se ter um desempenho ótimo.

Porém entre 3 a 11 elogios para cada interação negativa, também estaremos no caminho correto.

Então podemos ver que quanto se aumenta ou abaixa a relação de elogios, criamos uma situação onde estaremos destruindo as nossas relações.

Geralmente a nossa tendência nas relações seja com trabalho,amigos ou família é a da apenas criticar pessoas.

Por isso o 5º passo ressalta a importância de se comunicar melhor.

 

Passo 6 : Questione

Geralmente a maioria das pessoas aprendem que para ser feliz é necessário ter alguma coisa.

São coisas do tipo ter mais sucesso,uma grande casa,a mulher/homem dos sonhos,um carro de luxo e por ai vai…

Muitos passam a vida inteira correndo atrás de tudo isso, gastando tempo e muita energia pensando que só serão realmente felizes se conseguirem isso.

Porém será mesmo que é felicidade está em tudo isso ?

A verdade é que a verdadeira felicidade está relacionada ao “SER” e não ao “TER”.

É obvio que você pode almejar ter tudo que deseja, porém o ideal é que você seja feliz agora !

Não busque em coisas externas uma felicidade permanente, a sua felicidade verdadeira deve está com você independentemente do que você tem ou não.

Por isso Seja um questionador…

 

Passo 7 : Creia

Quando eu larguei o meu emprego de carteira assinada para se dedicar exclusivamente ao meu negócio não foi nada fácil.

Eu pensava no que as pessoas iriam falar de mim,pensava em como tudo seria se os meus planos dessem errado, dentre muitos outros pensamentos ruins…

Porém a verdade é que se eu não tivesse tomado uma atitude, até hoje estaria fazendo o que eu não gostava e se sentindo sufocado e infeliz.

Eu tomei uma atitude, por que acreditava no meu potencial e sabia que aquela era a decisão que eu precisava tomar para mudar de vida. Por isso é fundamental que você creia na hora de tomar uma ação.

Todo mundo na hora de tomar uma decisão importante vai sentir algum medo, porém a questão aqui é como lhe dar com esse medo e não se deixar paralisar por ele.

E ai o que você achou desse artigo sobre os ensinamentos do livro o poder da ação ? Deixe o seu comentário com a sua opinião e caso tenha alguma dúvida é só perguntar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!