Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Resumo do livro

Você deseja se tornar uma pessoa que faz acontecer ? Veja aqui nesse artigo um pequeno resumo do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes do autor Stephen R. Covey.

Esse livro é considerado um dos mais influentes do século XX e foi muito vendido ao redor do mundo. No livro o autor mostra 7 hábitos praticados por pessoas de alta eficácia em suas atividades.

 

Hábito 1 : Seja proativo

Imagine a seguinte situação, uma senhora em um supermercado começa a olhar os produtos nas prateleiras e não para de reclamar dos preços,da economia e do governo.

Segundo ela a algum tempo atrás o país estava muito melhor e blábláblá…

Essa senhora é considerada uma pessoa, REATIVA.

Pessoas reativas estão sempre se concentrado em coisas que elas não podem controlar. Elas insistem em gastar saliva, energia e tempo falando de algo que está muito além do que elas pode mudar.

Agora por outro lado imagine agora um homem casado e com uma filha pequena, que acabou de perder o seu emprego e saiu sem receber as contas por que a empresa que ele trabalhava faliu.

Ele poderia ficar desesperado e começar a murmurar e reclamar de tudo, porém ele resolveu tomar uma atitude bem diferente.

Ele pesquisou na internet sobre Como ser motorista do Uber, se cadastrou e dentre de poucos dias já começou a trabalhar !

Hoje ele ganha o dobro do antigo emprego, e ainda tem mais liberdade de tempo para aproveitar a família!

Esse homem é considerado uma pessoa PROATIVA!

Pessoas proativas são pessoas que mudam as situações que elas tem controle para mudar.

Elas não perdem tempo reclamando ou murmurando por que sabem que isso não irá levar elas a lugar nenhum. Por isso a primeira dica chave aqui é seja uma pessoa proativa !

 

Hábito 2 : Comece com o objetivo em mente

Agora imagine que você está em um funeral e quando chega perto do caixão se assusta, pois quem está lá é você. Agora olhe para a sua realidade e veja se você está realmente satisfeito com ela.

Essa realidade atual é o que você deseja deixar quando for embora ?

Pense nas pessoas que estão presentes, o que elas iriam falar de você ? Que tipo de legado você iria deixar aqui com o que você é hoje ?

Você quer ser lembrado como alguém que gerou um impacto na sociedade, ou como mais um que apenas “viveu” ?

Hábito número 2 Comece com o objetivo em mente, faça o seu legado !

 

Hábito 3 : Primeiro o mais importante

Se eu perguntar para você o que é mais importante em sua vida, o que você iria responder?

Você poderia dizer que são as pessoas que você mais ama,os seus amigos o se negócio e por ai vai…

Isso é algo que é verdadeiro para a imensa maioria das pessoas, porém muitos tem ações que representam o contrário disso.

Elas passam mais tempo nas redes sociais,canais de noticia,sites que só falam de crise e por ai vai. Porém o ideal a se fazer é deixar isso tudo pra lá, e começar a priorizar primeiro o que é realmente mais importante.

 

Hábito 4 : Pense ganha – ganha

Agora vamos supor que eu tenho um canal no youtube com 10 mil escritos e você também.

Se eu fosse uma pessoa que tivesse a mentalidade de que “Ganha-perde”  eu poderia arrumar um jeito de prejudicar o seu canal.

Porém eu faço uma proposta para você de criar um vídeo no meu canal para divulgar o seu canal enquanto você divulga o meu canal através de um outro vídeo.

Algumas semanas depois, eu estou com o dobro de inscritos no meu canal e você está com o dobro no seu também.

Percebeu ai ? Todo mundo ganhou, essa é a mágica desse hábito muito praticado por pessoas eficazes.

 

Hábito 5 : Procure primeiro compreender para depois ser compreendido

É muito comum que quando estamos precisando de algo, chegue alguém e nos dê um conselho.

Porém muitas vezes por puro ego, acabamos nos magoando discutindo com as pessoas e afastando elas da nossa companhia.

Afinal de contas por que você levaria em consideração o conselho de alguém, que não se preocupa em nem ao menos te compreender ?

Se você quiser conquistar as pessoas, precisa desenvolver primeiro a habilidade de escutar e compreende-las.

Você precisa primeiro entender os seus reais problemas, para depois oferecer a solução real que elas realmente valorizam.

Que faça que elas confiem em você e voltem a te procuram.

 

Hábito 6 : Crie sinergia

Agora imagine que você mora em um condomínio com 500 pessoas, e que você irá montar um negócio para vender suco de laranja a R$ 1 real.

Basicamente você irá a partir de agora fazer 3 atividades, colher as laranjas na sua roça,fazer o suco e vender.

O problema é que você é muito bom em apenas uma tarefa a de fazer o suco. Sendo assim você só consegue atender 50 pessoas por dia faturando apenas 50 reais.

Mais você descobre que em seu condomínio tem mais 2 pessoas, uma muito boa em colher laranjas e outra muito boa em vendas.

Vocês decidem se unirem, e cada um fica com a tarefa na qual mais domina.

Agora você não atende só 50 pessoas, por que juntos vocês conseguem atender 500 pessoas e passam a vender muito mais sucos.

No final vocês dividem o lucro e todo mundo sai ganhando !

 

Hábito 7 : Afine o instrumento

Digamos que você está fazendo uma breve caminhada pelo seu condomínio, e ver um homem lutando para cortar uma arvore com uma serra.

Você vendo ele lutar daquele jeito, diz :

“Não seria melhor o senhor afinar essa serra”

O homem porém fica revoltado com o seu comentário e muito chateado manda você ir embora, dizendo que não precisa da sua ajuda.

O exemplo citado é muito parecido com o que vemos hoje no mundo. Muitas são as pessoas que vivem a reclamar dos problemas que passam, porém não procuram enxergar as atitudes que provocaram a situação.

Por outro lado, pessoas de alta eficácia estão sempre se aprimorando, elas investem tempo em desenvolver e melhorar todas as áreas da vida.

Se inscreva no canal ilustrada mente presente no youtube e veja o resumo animado do livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!