Muito se fala na internet sobre as famosas franquias. Mais afinal de contas vale à pena abrir uma franquia? Será mesmo que essa é uma boa ideia? Aqui nesse artigo iremos apresentar para você considerações sinceras a respeito desse assunto.
A verdade é que não podemos negar que para quem está iniciando um negócio próprio ter uma franquia trás uma série de benefícios.
Porém a questão aqui é ver se realmente esses benefícios valem tudo que o franqueador está cobrando. Após terminar essa leitura você terá uma série de informações que irão fazer você refletir bastante a respeito das franquias.
Veja também: Como Abrir uma loja de cosméticos com pouco dinheiro
Vantagens de se abrir uma franquia
Uma das primeiras perguntas do empreendedor quando o assunto são franquias é relacionada ao fato de se fale apena ou não abrir uma franquia.
Vamos olhar pelo lado do negócio em se, a grande verdade é que para alguém que deseja começar um negócio com um modelo já consolidado e todo pronto, testado e aprovado na prática vale sim muito apena abrir uma franquia!
Franquias são negócio que tem a sua eficácia comprovada, por isso as chances de dar certo e funcionar são maiores do que você criar um negócio do zero.
A grande vantagem desse tipo de negócio é que nele o fraqueado conta com um know-how do franqueador, o que é uma baita de uma vantagem para os novos empreendedores.
O ideal é você analisar se as vantagens que a franquia irá trazer para você são realmente boas para o que está sendo pedido. Existem franquias que tem muito nome mais que deixam muito a desejar no suporte oferecido, principalmente nas questões de marketing.
Só você poderá descobrir se contratação de uma determinada franquia vale mesmo o investimento que está sendo pedido. Um investimento que vale apena para uma pessoa pode acabar não sendo tão bom para outra ou vise e versa.
A verdade é que algumas franquias são fáceis de serem modeladas nesses casos a depender do conhecimento do empreendedor sai muito mais barato criar algo do zero do que comprar a franquia.
Outras, porém são cheias de segredos que envolvem tanto o produto como também o serviço. Nesses casos muitas das vezes vale apena investir na ideia e pagar o que o franqueador está pedindo.
Veja também : Como abrir uma empresa
Vale apena abrir uma franquia que pode facilmente ser copiada?
Tudo irá depender do nível de conhecimento do empreendedor, em outras palavras se você é alguém que já abriu outros negócios e tem uma certa experiência em criar algo do zero talvez copiar uma franquia seja algo que irá valer a pena para você.
Porém isso também não é uma regra muita gente que erra uma ou duas vezes acaba errando mais e mais vezes.
Por isso a depender do empreendedor abrir uma franquia pode ser a solução perfeita para se conseguir conquistar o sucesso tão desejado.
Já para aqueles que estão começando agora e nunca na vida abriram um negócio tentar copiar uma franquia é algo que pode até da certo, porém é muito mais arriscado que investir em uma com modelo já pronto.
Considerações finais
Franquias de marcas muito fortes e conhecidas irão ser sempre franquias que valem apena está adquirindo, não só pelo suporte que elas oferecem mais também por serem extremamente respeitadas no mercado.
As franquias com pouco tempo no mercado geralmente são as que mais recebem reclamações dos empreendedores, seja pelo péssimo suporte ou pela quebra de determinadas “promessas”.
Infelizmente muitas marcas acabam acreditando que somente o franqueado deve criar as próprias estratégias de marketing, com isso muitos acabam quebrando pelo falta de experiência.
Aqui nesse artigo deu para você perceber que existem diversos pontos que devem ser analisados com muita atenção quando o assunto é investir em uma franquia.
Caso você decida investir em uma franquia pesquise muito bem a respeito da mesma. Veja a credibilidade dela no mercado e principalmente descubra como é a qualidade do suporte oferecido, para acabar não caindo em nenhuma furada.
E ai o que você achou desse artigo? Deixe o seu comentário com a sua opinião e caso tenha ficado alguma dúvida é só perguntar!