Como montar um cardápio

Na hora de montar um cardápio é necessário dar atenção a uma série de detalhes que devem ser levados em conta.

Esses detalhes envolvem a cor e também a ordem que serão expostas as opções de pratos e também de sobremesas. Aqui nesse artigo iremos falar sobre tudo isso e outros detalhes !

Um cardápio que seja muito bem organizado e bonito agrada a clientela. Estudos comprovam que o cardápio pode convencer o cliente a comprar pratos mais caros, desde que esse cardápio seja feito através da observação de fatores importantes.

Por isso com toda a certeza vale apena se dedicar em criar um belo cardápio. Sendo assim para que tudo fique muito bem explicado separamos esse artigo em determinados tópicos são eles :

  • Formato do cardápio
  • Escolha das cores ao montar um cardápio
  • Aonde posso fazer o meu cardápio ?
  • Composição dos pratos
  • Ordem dos pratos ao criar um cardápio
  • Imagens para montar um cardápio

 

Formato do cardápio

A primeira coisa a ser feita na hora de montar um cardápio é escolher um formato adequado para o mesmo. No mercado você irá encontrar 2 dois tipos de formatos são eles : Livro com diversas páginas ou também em forma simples com uma página apenas.

A escolha do formato ao criar um cardápio é um ponto chave na hora de conquistar clientes !

O mais barato de se fazer é o simples, porém é comprovado que cardápios que fazem mais “efeito” são os que são feitos em formato de livro. Pois cardápios em formato de livros são geralmente mais bonitos, sofisticados e modernos.

Obviamente isso também não é uma regra, a depender do negócio que você tem talvez um cardápio simples seja até mais eficiente do que o de um livro. Por isso a importância de se conhecer muito bem o seu negócio e também os gostos do público alvo.

Na hora de montar um cardápio preste bastante atenção nos detalhes

Na hora de criar o cardápio, preste bastante atenção nos detalhes das pontas laterais. Pois isso poderá fazer total diferença no designer final. Hoje no mercado já existem opções em diversos formatos, escolha a que mais se encaixa com o seu público alvo !

 

Escolha das cores ao montar um cardápio

Um outro fator importante na hora de se montar um cardápio é a escolha das cores. Um cardápio reflete muito o que é o seu negócio.

Você deverá escolher cores que se encaixem perfeitamente no contraste do cardápio e também do ambiente. Observe a logo marca do seu negócio e encaixe cores que tenha haver com isso.

Muitos ignoram detalhes como esse e acabam errando feio na hora de escolher o cardápio. É também muito importante, que você preste atenção também na cor das meses e cadeiras do ambiente.

Um exemplo de um cardápio mal feito seria em um restaurante que tem a sua logo marca toda feita nas cores ( Preto e branco ) a faixada do restaurante também é preta e branca, ao entrar dentro do mesmo as cadeiras são todas brancas e as toalhas e mesas também são brancas.

Ao fazer o pedido nesse restaurante você recebe um cardápio feito no formato simples ( uma página ) nas cores preto e branco. Qual impressão esse tipo de ambiente está passando para você ? Percebe como as cores fazem total diferença na escolha do cardápio ?

Você deverá utilizar no cardápio cores que se encaixem perfeitamente com o ambiente do seu restaurante. Mais que não fiquem “estranhas”.

Por isso que o mais indicado é montar um cardápio só após ter uma logomarca pronta e uma estrutura já feita, pois assim ficará muito mais fácil escolher as cores do cardápio.

Caso você fique muito em dúvida, uma dica é fazer uma visitinha a qualquer negócio de sucesso que ofereça um cardápio e observar como o formato do mesmo se encaixa com as cores presentes no local. Observe esses detalhes e não ignore nada pois eles fazem uma grande diferença.

 

Aonde posso fazer o meu cardápio

Se você não entende nada desse assunto não tente inventar um cardápio sozinho em casa pois irá parecer muito amador e isso irá definitivamente lhe prejudicar.

O mais aconselhável é procurar uma boa gráfica, pois lá você irá conseguir chegar no objetivo final e ter um cardápio bonito e profissional.

Além disso as gráficas já possuem experiencia na criação de cardápios, e conhecem todas as estratégias de um belo cardápio. Você leva a ideia pronta e eles criam tudo do jeitinho que você quer, mostrando a você o que pode ou não ser melhorado.

 

Composição dos pratos

Em um prato composto por : Entrada, principal e sobremesa

A entrada é sempre servida enquanto o prato principal está sendo preparado. Isso evita que os clientes fiquem sem degustar algo. O mais comum é que sejam servidas bebidas e até mesmo comidas.

O importante é oferecer algo que incentive o paladar do consumidor para o que está por vim. Tudo isso poderá ser feito de acordo com o que você deseja oferecer no seu negócio.

É importante que na hora de pontuar os pratos você planeje bem a ordem na qual irá colocar cada um !

O prato principal nada mais é do que o pedido dos consumidores, sendo assim dar atenção a qualidade do prato é fundamental.

Por fim existe a sobremesa, ela poderá ser cobrada separadamente dando assim ao consumir a opção de escolher ou não comprar e saborear a mesma.

 

Ordem dos pratos ao criar um cardápio

A ordem dos pratos irá variar sempre de acordo com o tamanho do restaurante ou estabelecimento. Em estabelecimentos maiores que costumam oferecer almoço e janta o mais indicado é se ter dois cardápios diferentes um para o horário do almoço e outro para a janta.

O indicado é que os pratos sejam apresentados no cardápio na seguinte ordem : Em primeiro lugar os da casa, ou seja os pratos que se devem vender mais e em seguida os demais pratos.

Caso decida oferecer pratos de entrada aperitivos não é aconselhável coloca-los no cardápio. Já que esses são uma cortesia do restaurante para agradar os clientes que esperam o prato principal.

 

Detalhes importantes ao criar a ordem dos pratos

Existem algumas técnicas a serem usadas na hora de criar a ordem dos pratos. Vamos falar sobre algumas delas agora para que você crie a melhor ordem.

A forma mais eficiente de ordenar os pratos é colocando o nome do prato bem destacado e depois em letras simples adicionar a descrição do mesmo e especificações, por ultimo deverá ser adicionado o preço.

Pesquisas mostram que os preços devem ser adicionados em baixo do prato logo após a descrição e nunca na parte da lateral direita.

Importante a ordem do cardápio mais indicada é : Pratos principais – Sobremesas – Bebidas 

Os pratos mais buscados deverão ser colocados na parte de baixo do cardápio. Dessa maneira o consumidor poderá folheta o cardápio e conhecer os demais pratos vendidos e bebidas presentes no restaurante/ estabelecimento.

 

Imagens para montar um cardápio

Ao montar um cardápio é interessante colocar uma imagem ilustrativa de cada prato. Tudo isso chama a atenção do cliente e faz muito a diferença, visto que passa a impressão de algo profissional.

Isso acontece por que o prato fica naturalmente mais atrativo aos olhos de quem está observando o cardápio. A escolha das imagens ilustrativas deve ser muito bem feita, o mais indicado é não escolher imagens “borradas” e mal feitas.

Caso o estabelecimento cobre taxas de Garço/couvert artístico é aconselhável deixar isso bem claro no cardápio.

 

Considerações finais

Ao montar um cardápio é muito importante levar em conta que não é apenas um cardápio bem feito que irá fazer o negócio ser um sucesso.

Em estabelecimentos como restaurantes,pizzarias,lanchonetes dentre outros… detalhes como boa higiene,excelente atendimento e um serviço de alta qualidade fazem total diferença. Lembre-se que tudo se trata de um conjunto de fatores !

O que você achou desse artigo ? Deixe o seu comentário, caso tenha ficado alguma dúvida estaremos respondendo.

Um grande abraço e até a próxima !

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!