Como ter mais foco com uma técnica simples

Está pesquisando sobre como ter mais foco ? Os dias estão corridos para você ? São muitas tarefas e você sente que precisa ter mais foco para concluir todas elas ?

Se você freqüentemente vem passando pela situação de chegar no final do dia desapontado por não ter feito todas as tarefas que desejava fazer, esse artigo foi feito para você !

 

Procrastinação

Eu sei muito bem o que é trabalhar um dia inteiro e no final sentir aquela sensação de que não fiz tudo que tinha que fazer.

Isso me deixava muito estressado e chateado, pois não adiantava fazer uma lista de tarefas a verdade é que eu sempre deixava de cumprir algumas. Até que um dia depois de buscar na internet encontrei uma técnica muito interessante que até então não conhecia.

O nome dela é técnica pomodoro que irei te explicar em detalhes um pouco mais a frente. Os meus resultados com essa técnica me inspiraram a criar esse artigo aqui no blog para você leitor !

Pois penso que se ela me ajudou poderá também ajudar outras pessoas que passam por problemas de foco no trabalho.

 

O que é a Técnica pomodoro

A técnica pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo.

A técnica consiste na utilização de um cronômetro (Podendo ser até mesmo o do seu celular ) que tem como objetivo dividir o trabalho em períodos de 25 minutos.

Dentre de cada um desses períodos deve haver um espaço de tempo aonde a pessoa deverá tirar 5 minutos de descanso.

Cada período de 25 minutos é chamado de  “Pomodori”

A imagem abaixo representa perfeitamente essa técnica, lembrando que cada figura vermelha representa 1 pomodori.

Se você terminar a tarefa antes do tempo do pomodori você poderá aproveitar o que sobrou para revisar,fazer ajuste,melhorias e até mesmo corrigir os erros. Como o pomodori é curto é quase impossível você perder o foco nesse tempo.

 

Meu exemplo pessoal :

Gosto de usar essa técnica para criar os artigos aqui do blog como ser um empreendedor e quando uso faço da seguinte maneira.

Primeiramente pego o meu cronômetro

Separo 1 pomodori para a PESQUISA DO TEMA

( Descanso 5 minutos )

Outro pomodori para escrever o artigo no Word

( Descanso 5 minutos )

E mais um pomodori para passar esse artigo para o blog.

( Descanso 5 minutos )

Nem sempre eu só gasto 3 pomodori para criar um artigo, rs

A depender do tamanho do artigo preciso gastar muito mais do que 3 pomodori, esse exemplo que eu citei foi de um artigo curtinho de 300 palavras.

Isso aumentou e muito o meu foco, hoje eu gasto muito menos tempo para fazer os artigos. Pois antes eu sempre arrumava um jeito de ficar procrastinando .

 

Ferramentas

Para que você consiga ter ainda mais foco é fundamental que você crie 2 listas.

Inventario

A primeira de verá ser chamada de inventário, nela você deverá colocar todas as tarefas que você pretende fazer atualmente e no futuro.

Tarefas do dia

Já a outra lista são para as tarefas do dia, nela você deverá colocar todas as tarefas que você pretende fazer naquele dia.

Essas são tarefas que você tira da lista de inventário e mais algumas tarefas que surgem ao longo do dia.

Nessa lista você deverá colocar os nomes das tarefas e uma estimativa de mais ou menos quantos pomodoris irá gastar para concluir cada uma delas.

Por exemplo :

Pesquisa – 2 pomodoris

Relatório – 2 pomodoris

Ir ao banco – 1 pomodori

No inicio talvez até seja difícil para você estimar o número exato de pomodoris que você irá gastar, mais com o tempo você irá se acostumar e vai ver que é tudo mais simples do que se parece.

Se uma tarefa exigir de você vários pomodoris tente dividir ela em várias etapas.

Exemplo : Fazer apresentação – 12 pomodoris

Tente colocar algo do tipo :

Fazer pesquisa : 3 pomodoris

Estruturar apresentação : 2 pomodoris

E assim por diante…

Assim irá ficar muito mais fácil de você estimar o número de pomodoris e manter o seu foco.

E ai o que você achou desse artigo sobre Como ter mais foco ? Deixe o seu comentário com a sua opinião e caso tenha alguma dúvida é só perguntar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!