Pular para o conteúdo

Como saber se a minha ideia de negócio é realmente boa ?

Essa é uma dúvida muito comum entre novos empreendedores que estão muito afim de começar um negócio mais que ainda não estão muito confiantes na ideia.

Nesse artigo iremos mostrar como você poderá descobrir se a sua ideia de negócio é boa analisando os pontos mais importantes desse processo.

Como ter uma boa ideia de negócio

As vezes uma ideia de negócio que é muito boa para uma pessoa pode não ser tão boa assim para outra. Isso acontece por que existe uma série de fatores que influenciam nisso.

Paixão – Habilidade – Dinheiro

Esses 3 pontos são a base de qualquer boa ideia de negócio e o que faz com que ela seja boa para uma pessoa e nem tão boa para outra.

Paixão : Você precisa gostar de verdade daquilo que você irá fazer, se você escolher abrir um negócio que não sente prazer nenhum em está fazendo as chances de mais na frente se prejudicar são bastante grandes.

A coisa mais torturante para um ser humano é está fazendo algo que não gosta ou só por obrigação, por isso não escolha uma ideia de negócio se você não gosta daquilo que pretende fazer.

Habilidade : Para que essa ideia seja executada com competência você precisará ter alguma habilidade.

Um exemplo muito clássico é o do Flávio augusto, ele abriu uma escola de inglês a wise Up e anos depois vendeu ela por uma fortuna para um grande grupo brasileiro.

Mais quando o Flávio abriu essa escola ele não sabia falar inglês, logo contratou pessoas capacitadas para ensinar inglês !

Por outro lado a habilidade do Flávio sempre foi vender curso de inglês, ele já estava a alguns anos nessa área e sabia muito bem como vender o produto dele para as pessoas.

No caso do Flávio observamos que ele não tinha a habilidade para ensinar as pessoas o idioma mais por outro lado tinha a habilidade de vender!

Na sua ideia de negócios é a mesma coisa você deverá ter alguma habilidade ligada ao que pretende fazer.

Dinheiro : O dinheiro é o oxigênio de um negócio, com muito dinheiro ele tende a crescer muito mais já com menos dinheiro ele tende a crescer menos.

Se o seu objetivo é fazer desse negócio algo grande então escolha um mercado com muito dinheiro.

Voltando a história do Flávio augusto olha esse exemplo :

Você acha que existem mais pessoas dispostas a comprar um curso de inglês ou de russo ? A resposta é obvia, existe mais pessoas dispostas a comprar curso de inglês, pois essa é uma língua universal.

Logo o mercado de cursos de inglês tem muito mais dinheiro… O Flávio enxergou isso e foi por que ele teve essa visão que a Wise Up cresceu tanto.

Citei esse exemplo apena para você ver como que funciona esse processo de escolher um mercado que tenha muito dinheiro.

A verdade é que se você escolher um mercado que tenha pouco dinheiro terá que ter muita….mais muita…paixão pela sua ideia de negócios para fazer com que ela crescer.

Mercados que tem muito dinheiro são melhores de se investir pois através deles os resultados chegam mais rapidamente.

Mais por outro lado não adianta escolher um mercado com muito dinheiro mais onde você não tem nenhuma paixão.

Tudo é uma questão de equilíbrio por isso você deverá analisar tudo com muita calma e sabedoria.

Uma outra dúvida muito freqüente das pessoas está relacionada a falta de dinheiro ara fazer o investimento.

Nesses casos existe sempre uma solução, seja vendendo alguma coisa que você tenha para investir na ideia ( Um carro por exemplo ) ; Pegando dinheiro emprestado com um amigo ou em um banco ; conseguindo sócios…

Parece brincadeira mais existem muitas pessoas ao redor do mundo que tem dinheiro mais que não sabem o que fazer com ele.

Imagine ai o tanto de pessoas que ficam com o dinheiro parado na poupança apenas por que não conseguem ter uma boa ideia.

São essas pessoas que você tem que procurar, o ideal é que você venda a sua ideia e mostre para a pessoa o quanto a sua ideia é boa.

Veja também :

A arte de influenciar pessoas

Gatilho mental da reciprocidade

Uma simples técnica de persuasão

Existem várias técnicas que pode ser usadas nesse processo e a verdade é que se você conseguir usar elas poderá sim convencer essas pessoas que tem dinheiro a investirem na sua ideia.

E ai o que você achou do artigo de hoje? Deixe o seu comentário com a sua opinião e se tiver alguma dúvida é só perguntar.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *