Como montar uma loja de calçados

Já imaginou ganhar dinheiro revendendo calçados ? Descubra agora tudo sobre como montar uma loja de calçados passo a passo.

Revender calçados é a fonte de renda de muitas famílias espelhadas pelo brasil inteiro. Com o grande número de lojas especializadas nesse ramo estudar bastante as melhores formas de se fazer sucesso revendendo calçados é fundamental !

Descubra como montar uma loja de calçados e ser um verdadeiro sucesso nesse ramo.

Aqui nesse artigo você terá informações importantes e a dicas sobre como montar um bom plano de negócios e colocar em prática todas as ações necessárias para se montar uma loja de calçados.

Para que tudo fique muito bem explicado decidimos dividir esse artigo em alguns tópicos são eles.

  • Estudo de mercado : Aqui você irá descobrir como estudar o seu público alvo e o mercado de calçados, após ter acesso a informações importantes sobre o seu consumidor ficará muito mais fácil se destacar e fazer a loja se tornar um sucesso.
  • Como fazer a sua loja de calçados ser uma referência no mercado : Nesse tópico você irá aprender como se tornar uma referência e se destacar da concorrência.
  • Investimento financeiro : Aqui iremos falar sobre em que você deverá investir ao montar uma loja de calçados.
  • Organização da loja : Ao montar uma loja de calçados é necessário que o empreendedor tenha uma boa organização por isso nesse tópico iremos abordar a fundo esse tema.
  • Controle da loja : Nesse tópico você irá descobrir tudo sobre como está no controle da loja de calçados e não correr o risco de cometer falhas que podem prejudicar o negócio.
  • Divulgação da loja : Todo empreendedor de um negócio de sucesso sabe da importância de um bom marketing, essas empresas praticam isso e tem grandes resultados. Ao montar uma loja de calçados não é diferente por isso nesse tópico iremos mostrar para você como divulgar a loja de calçados da maneira correta.

 

Como montar uma loja de calçados – Estudo de mercado

Uma das regras de ouro para qualquer empreendedor é estudar a fundo o mercado que deseja investir.

Sendo assim ao montar uma loja de calçados não é diferente, um bom planejamento fará a total diferença no sucesso de um empreendimento como esse.

Esse planejamento irá mostrar para você quais são os pontos a serem explorados. Isso é muito importante pois irá te mostrar informações altamente valiosas. Um bom planejamento deve ser feito com muita calma e paciência para que todos os detalhes sejam explorados.

Ele irá te mostrar qual tipo de produto deverá ser oferecido ao consumidor e te mostrar qual o tipo de fornecedor será ideal para o negócio.

Tire um bom tempo para estudar o perfil do consumidor de calçados. Se coloque no lugar da pessoa que busca esse tipo de produto e passe a buscar soluções que resolvam os incômodos desse consumidor.

Existem 3 tipos de lojas especializadas nas vendas de calçados são elas :

A loja multimarcas que oferece vários tipos de marcas aos clientes; As lojas de franquias que são as que trabalham com produtos exclusivos de uma única marca e por fim as lojas de fabrica que fabricam e vendem os próprios produtos na loja.

É bom que você saiba que cada tipo de loja desse possui um público alvo diferente. Isso influencia e muito na hora do planejamento e organização da loja, bem como também no trabalho de marketing que discutiremos no último tópico desse artigo.

Uma outra dica importante ao se estudar o mercado é você fazer uma visita como cliente a sua concorrência. Isso irá fazer com que você conheça o perfil do seu público alvo e também quais são as estratégias usadas pelos seus concorrentes para se destacar e ter resultados.

Avalie tudo que eles fazem desde a estratégia de marketing até a localização,estrutura,atendimento e principalmente a qualidade dos produtos oferecidos e também os preços.

Veja também os artigos :

 

Investimento financeiro

Para montar uma loja de calçados será necessário um investimento. Uma loja de pequeno porte demanda um investimento muito menor do que uma de grande porte. Porém tudo irá depender do tipo de loja de calçados escolhida.

Uma loja de calçados envolve custos com fornecedores ( Responsáveis por repassarem as mercadorias para a loja )  ; custos com fretes caso os produtos venham de fora da cidade ; máquinas para negócio ; computadores ; balcões ; estrutura ; funcionários e outros materiais necessários.

 

Como fazer a sua loja de calçados ser uma referência no mercado

O sucesso de uma loja de calçados começa a partir da criação de um bom plano de negócios. Porém é fundamental ter consciência de uma coisa muito importante.

A ação é o meio que irá trazer todos os resultados. Sendo assim de nada adianta ter um bom plano de negócios criado se isso não for transfonado em ações !

 

Objetivos e metas 

Antes de mais nada a primeira coisa a se fazer é você decidir qual é o seu objetivo ao montar uma loja de calçados. Que tipo de empreendimento você deseja montar ? Uma loja de calçados pequena ? média ? grande ?

Certamente você já ouviu falar daquele velho ditado comece pequeno pensando grande…

Aqui no blog como ser um empreendedor não aconselhamos um novo empreendedor abrir um negócio grande logo de cara.

Por isso se você é um novo empreendedor abrir uma loja de calçados pequena irá fazer com que as suas chances de grandes resultados sejam melhores do que abrindo uma loja grande por exemplo.

Se você já possui uma boa experiencia na venda de calçados ai é diferente porém se você nunca trabalhou com isso seguir a dica apresentada de montar uma loja de pequeno porte é a melhor opção.

Obviamente isso também não é uma regra no final de tudo se você tem “bala na gúia’ para montar uma loja de médio a grande porte e está decidido a fazer isso mesmo sem nunca ter empreendido em nada.

Isso também não te impede de tomar essa ação !

Um empreendimento sem nenhum objetivo e metas a serem trassadas não irá nunca ter grandes resultados. Lembre-se que metas e objetivos são o que irão motivar você e os seus colaborados a se comprometerem com o sucesso da loja de calçados.

Por isso tenha metas e objetivos e lute para conquista-los. No inicio o mais recomendado é que sejam trassadas metas pequenas. Pois essas por serem mais alcançáveis irão dar a você motivação frente aos desafios.

A medida que o negócio for crescendo tenha metas mais ambiciosas e maiores. O mais importante é saber que esse é um processo de longo aprendizado que não acaba nunca.

 

Após escolher o tamanho e o tipo de loja de calçados que você deseja criar é hora de seguir os passos a baixo.

  • Escolha a melhor localidade para se montar a loja de preferencia uma em que tenha um grande fluxo de pessoas e que o seu público alvo esteja presente.
  • O local oferece aos pedestres que passam em frente a loja uma boa visualização das vitrines ? Ou o fluxo é tão grande que elas não conseguem parar para observar os calçados ? Se não analise bem pois tal vez esse não seja um bom ponto legal.
  • Monte uma estrutura que seja confortável e agradável para os clientes e funcionários do local, dê atenção aos mínimos detalhes.
  • Escolha bons fornecedores que tenham preços competitivos e acima de tudo produtos de qualidade. Analise a credibilidade desses fornecedores, assim como também a distância e prazos de entrega para não ter problemas com demanda.
  • Invista em funcionários qualificados e com experiencia na área
  • Facilite aos seus clientes as formas de pagamento
  • Faça promoções e sorteios
  • Cadastre os clientes
  • Crie autoridade perante os seus clientes, tudo isso você poderá conseguir sendo correto cumprindo com o que promete e sendo acima de tudo uma referência no setor.

 

Organização da loja 

Montar uma loja de calçados que traga resultados constantes exigirá do empreendedor uma excelente organização. Sendo assim todas as tarefas da loja deverão ficar muito bem definidas.

Isso poderá ser feito dividindo o trabalho em determinados setores são eles :

  • Estoque
  • vendas
  • caixa
  • segurança
  • limpeza
  • gerencia
  • direção dentre outros caso necessário

Em uma loja de calçados de pequeno porte alguns desses setores poderão tranquilamente ser controlados por poucas pessoas.

Caso o empreendedor já tenha a intenção de montar no inicio uma loja de médio e grande porte, deverá preparar a contratação de funcionários aptos para cumprir todas essas funções.

 

Controle da loja

Ter o controle de tudo que envolve uma loja de calçados é muito importante. Infelizmente muitos acabam ignorado certos detalhes e isso acaba influenciando muito nos resultados finais.

Monitoramento : Saiba tudo que está acontecendo monitorando o que se passa na loja, avalie os funcionários e verifique como poderá encaixar promoções. Nesse momento ouvir a opinião dos funcionários é muito importante  !

Definição de padrões : Tenha padrões bem definidos tanto nas vendas,recepção atendimento e também nos serviços.

 

Divulgação da loja 

O marketing possui um papel muito importante pois é através dele que os clientes serão atraídos para a loja. Existem várias estratégias que podem ser utilizadas na divulgação de uma loja de calçados.

Essas estratégias podem ser desde as mais simples como panfletagens e banners com promoções destacadas na frente da loja, até divulgações em meios de comunicações e também através da internet nas redes sociais.

A dica básica é que você conheça a fundo tudo sobre o mercado e também o público alvo e em cima dessas informações crie a melhor estratégia de marketing que se encaixe com o capital disponível.

Importante : Na inauguração procure promover uma estratégia que crie uma expectativa e ansiedade nas pessoas.

De preferencia esse marketing deverá começar a ser feito dias antes da loja abrir as portas e deverá ser feita aonde o público alvo da loja está presente.

 

Conclusão final

Nesse artigo mostramos para você tudo sobre como montar uma loja de calçados passo a passo com dicas e estratégias. Falamos sobre como montar um bom plano de negócios estudando o mercado detalhadamente.

Apresentamos também quais investimentos deverão ser feitos desde a estrutura até a contratação de colaboradores e despesas gerais.

Você viu aqui quais são os tipos de lojas de calçados e como funciona cada uma delas. Descobriu também a importância de se traçar metas e objetivos desde a inauguração da loja até o processo de crescimento.

Foram apresentadas dicas sobre como organizar a loja assim como também como ter controle da loja e também dicas sobre a divulgação através de um marketing eficiente que atraia a atenção dos clientes.

Por fim lembre-se que esse não é um negócio que irá trazer um retorno da noite para o dia. Por isso é importante que a pessoa que deseja investir nessa ideia tenha uma boa reserva e esteja preparada para os desafios que não são poucos.

O que você achou desse artigo ?  Caso tenha ficado com alguma dúvida deixe o seu comentário que estaremos respondendo em breve.

Um grande abraço e muito sucesso !

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!